Práticas de Inclusão escolar
  • Professora Diane Marli Lemes Pereira
  • *João – nome fictício
 
  • Estudante
  • João - diagnóstico de Disfunção das vias ópticas com alta miopia e nistagmo horizontal em ambos os olhos, com OD amplitude diminuída e OE subnormal. O estudante  freqüenta  5º ano do ensino regular. Em observação no contexto escolar,  apresenta boa interação com os colegas de classe e demais professores. Senta-se na fileira central da sala de aula na primeira carteira, suas atividades são ampliadas, e realiza seus trabalhos, muitas vezes com ajuda de um colega pré estabelecido. O  uso do caderno com pautas ampliadas, assim como a fonte necessária para o uso em sala de aula, e o treino da digitação com a utilização do computador, é realizado  no Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais.
 
  • Descrição da atividade planejada pelo professor
  • No espaço da Sala de Recursos Multifuncionais, o estudante desenvolveu atividades de pareamento. (Pareamento objeto / objeto, cores e formas, borboletas, flores...).  Foram criadas pranchas com utilização de madeira para a base, com quadros com cor de destaque em EVA, e borboletas, flores, expressões, objetos... já prontos também em EVA. Nas pranchas prontas os objetos já estavam fixos. Para as pranchas a serem preenchidas os objetos eram ofertados em potinhos transparentes ao estudante para que preenchesse suas pranchas conforme o modelo. Para a realização da atividade de emparelhamento  o estudante observava a prancha já pronta a uma determinada distancia dentro de sua acuidade visual. Recebia outra prancha sem os objetos,  e como atividade  deveria  transpor – em sua prancha e fazer discriminação.
  • No Ensino comum em sala de aula as pranchas foram levadas, e a principio explanei sobre o conteúdo e os demais colegas de classe em grupo desenvolveram a mesma atividade que João anteriormente já havia executado, agora com a supervisão do mesmo, e orientações da professora da sala de aula. Nestes momentos João mostrou-se confiante e entusiasmado, por dominar as atividades e juntamente com os demais colegas de classe executavam as atividades.
 
Redes Sociais:
Visitantes: 336

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *