Entendemos que a escola tem o papel fundamental de transmissão de valores, conhecimento e preparar seus alunos para crescimento pessoal, profissional e social. (Barroso,2005). A importância desse conhecimento desse ser reforçada aos alunos, como ações e práticas aos alunos preparando –os, muito mais do que para resultados nas aulas de educação física, e sim os conduzindo como pessoas conscientes com questões relacionadas a saúde, sexualidade, éticas, questões fundamentais para o exercício da cidadania, questões para a vida. Objetivos esses apontados nos temas transversais.
Sabe-se que as atividades físicas regulares tem sido reconhecida como fator fundamental para a saúde e qualidade de vida. Não obstante, tudo começa com hábitos. Conhecer e cuidar de seu próprio corpo, agir com responsabilidade em relação a própria saúde e do próximo, deve ser enraizado desde a infância para que tenhamos futuros cidadãos conscientes quanto a esse tema. Cabe a escola, oportunizar nesse espaço, nessas aulas a apropriação de hábitos saudáveis desde a infância, contribuindo para a formação de pessoas que levem esse conhecimento para a vida.
A questão da saúde e deficiência deve ser tratada também de igual ou até de maior importância no contexto escolar. Oportunizar neste espaço mais que atividades inclusivas. Preparar esses estudantes para o exercício da cidadania, na formação de hábitos e atitudes para a busca de qualidade de vida.
Cabe à escola permitir ao aluno educar-se num processo ativo de construção onde os conteúdos partem de interesses, todavia priorizando necessidades, auxiliando no desenvolvimento da criança. Diane Marli