QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS |
||||||
Nome da tendência pedagógica |
Papel da escola |
Conteúdos |
Métodos |
Professor x Aluno |
Aprendiza gem |
Manifesta ções |
Tendência Liberal Tradicional | Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. | São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. | Exposição e demonstração verbal da matéria e /ou por meio de modelos. | Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. | A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. | Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas. |
Tendência Liberal Renovada Progressivista | A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. | Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problema. | Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. | O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. | É baseada na motivação e na estimulação de problemas. O aluno aprende fazendo. | Montessori, Decroly, Dewey, Piaget, Cousinet, Lauro de Oliveira Lima. |
Tendência Liberal Renovada Não Diretiva (Escola Nova) | Formação de atitudes. | Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. | Método baseado na facilitação da aprendizagem. | Educação centralizada no aluno; o professor deve garantir um clima de relacionamento pessoal e autêntico, baseado no respeito. | Aprender é modificar as percepções da realidade. | Carl Rogers, "Sumerhill", escola de A. Neill. |
Tendência Liberal Tecnicista | É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. | São informações ordenadas numa sequência lógica e psicológica. | Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. | Relação objetiva em que o professor transmite informações e o aluno deve fixá-las. | Aprendizagem baseada no desempenho. | Skinner, Gagné, Bloon, Mager. Leis 5.540/68 e 5.692/71. |
Tendência Progressivista Libertadora | Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. | Temas geradores retirados da problematização do cotidiano dos educandos. | Grupos de discussão. | A relação é de igual para igual, horizontalmente. | Valorização da experiência vivida como base da relação educativa. Codificação-decodificação. Resolução da situação problema. | Paulo Freire. |
Tendência Progressivista Libertária | Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. | As matérias são colocadas, mas não exigidas. | Vivência grupal na forma de autogestão. | É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. | Também prima pela valorização da vivência cotidiana. Aprendizagem informal via grupo. | Lobrot, C. Freinet, Miguel Gonzales, Vasquez, Oury, Maurício Tragtenberg, Ferrer y Guardia. |
Tendência Progressivista "Crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica" | Difusão dos conteúdos. | Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. | O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. | Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. | Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. | Makarenko, B. Charlot, Suchodolski, Manacorda, G. Snyders Demerval Saviani. |