- Os Lobos Cerebrais e suas Áreas
- Cada hemisfério possui 4 lobos: parietal, temporal, occipital e frontal.
- Cada lobo possui 2 áreas: -funcional primária / sensorial / projeção: recebe e produz info. sensorial; -funcional secundária / Psicossensorial / associação: interpreta as informações recebidas pelas áreas primárias, coordenando os dados sensoriais
Área |
Lobo (Função) |
Área |
Nome da Área |
Funções |
Consequências de Lesões |
Motora |
Frontal (coordena atividades motoras) |
Primária |
Motora |
Responsável pelos movimentos corporais | Paralisia Cortical: paralisia na parte oposta do corpo, da lesão |
Secundária |
Psicomotora |
Responsável pela coordenação dos movimentos assegurando a sua eficácia | Apraxia: não consegue vestir-se, utilizar objetos,ou coordenar e seleccionar os movimentospara efetuar uma determinada tarefa. | ||
Escrita |
Responsável pela escrita | Agrafia: incapacidade de escrever | |||
Broca |
Responsável pela linguagem articulada | Afasia de Broca: deixa de articular a linguagem(formar palavras, lentidão na expressão verbal) | |||
Wernicke |
Responsável pela linguagem | Afasia de Wernicke: articula palavras mas, é incapaz de formar um discurso coerente enão consegue perceber o que os outros falam | |||
Somatossensorial |
Parietal (coordena sensações relaciona das com a pele) |
Primária |
Somatestésica |
Receber informações que têm origem na pele e nos músculos | Anestesia Cortical: perda da sensibilidade da área correspondente no corpo |
Secundária |
Psicossensorial |
Coordenar e sintetizar as mensagens da pele e dos músculos, integrando-se de forma organizada | Agnosia Somatestésica ou Somatossensorial:capacidade de um indivíduo reconhecer os objetos através do tato: com a lesão os dados não são sintetizados e o objeto não é identificado | ||
Visual |
Occipital(coordena a visão) |
Primária |
Visual |
Receber mensagens enviadas pelos olhos (“retina cerebral”) | Cegueira Cortical: impossibilidade de receberinformações dos estímulos visuais |
Secundária |
Psicovisual |
Coordenar os dados elementares e o reconhecimento dos objetos | Agnosia Visual: incapacidade de identificar objetos | ||
Centro de Reconhecimento da Palavra Escrita |
Responsável pelo reconhecimento da palavra escrita | Alexia ou Cegueira Verbal: impossibilidade de ler um texto, dado que não reconhece as letras, apesar de ver os sinais gráficos | |||
Auditiva |
Temporal(coordena a audição) |
Primária |
Auditiva |
Receber sons elementares, detectando características de volume e altura | Surdez Cortical: incapacidade de ouvir sons |
Secundária |
Psicoauditiva |
Interpretar, identificar, e analisar os dados recebidos, reconhecendo um som completo (palavras, melodias…) | Agnosia Auditiva: ouve sons mas, é incapaz de lhe atribuir um significado | ||
Área Pré-frontal |
Estabelece relações com todas as outras áreas do cérebro. Surge como um órgão coordenador e unificador da atividade cerebral. É responsável pelo pensamento abstrato, atenção, reflexão, imaginação, e pelas capacidades de prever, planificar, deliberar, e tomar decisões emocionais. Assegura a constância de personalidade. |