Atendimento educacional especializado para estudante de 12 anos, que apresenta diagnóstico de Paralisia cerebral, CID – 10 / G 80.9.
Entre as características apresentadas, destacam-se a quadriplegia, a sialorréia, o tônus predominantemente alto, a movimentação restrita em amplitude e feita com grande esforço, e os movimentos involuntários e incoordenados que dificulta a atividade voluntária. A dinâmica do trabalho consiste em entrevista inicial junto a família, e avaliação junto aos demais profissionais que também atuam com a estudante, (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia), envolvendo os aspectos cognitivo, emocional, comunicação, coordenação motora global e fina, habilidades manuais (preensão, atividades bimanuais, dominância manual, força muscular, uso funcional dos membros superiores), integração perceptivo-sensorial (percepção tátil, controle visual, percepção auditiva), habilidades sociais, grau de independência nas Atividades de Vida Diária (alimentação, higiene, vestuário).
As aulas objetivam o desenvolvimento motor da estudante buscando a diminuição progressiva da hipertonicidade, o conhecimento do próprio corpo e relaxamento, o trabalho com colchonete, rolo pequeno, brinquedos pequenos para que a estudante alcance e pegue com as mãos, descontração global, abertura de mãos, o cruzamento de braços, descontração de braços, descontração de pernas, extensão de pernas, estimulação dos pés, movimentos dorsais ...
O plano de trabalho é direcionado as reações posturais, habilidades motoras, organização da criança diante das atividades e situações e necessidades individuais. As atividades em sala são produzidas com adequação de materiais, uso de tecnologia, mouse adaptado, teclado colméia, plano inclinado e assessoramento dos professores do ensino regular na escola de origem em que a estudante está matriculada em turma de inclusão.