- Por - Diane Marli Lemes
- Objetivos
- estimular a independência e autonomia; melhorar a socialização com outros grupos;
- melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem;
- melhoria na força e resistência muscular global;
- melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
- aprimoramento da coordenação motora global;
- superação de situações de frustração;
- experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações.
- Atividade 1.
- Voleibol com balões
- Não serão necessárias adaptações de materiais, nem de espaço físico.
- Atividade para dificuldades mais acentuadas como paralisia cerebral, paraplegia, triplegia
- Numero de participantes – Livre
- Espaço utilizado: quadra esportiva da escola.
- Materiais - Balões
- Utilizamos balões usados para brincadeiras em festas com tamanho compatível e colocamos apenas um guizo em cada, devido aos jogadores que fariam os toques utilizando a cabeça.
- Primeiro momento Aquecimento (5 min.) –Deixar que as crianças joguem os balões livremente, para familiarização com o espaço e os balões.
- 2º momento – Jogo
- Fase 1. – (10 min.)Os estudantes estarão espalhados pela quadra esportiva, e ao sinal o professor inicia jogando o balão para qualquer local da quadra. A atividade consiste em não deixar o balão cair no chão. O estudante que estiver mais próximo do balão deverá tocá-lo de forma que o mesmo não caia no chão. Quem deixar, será retirado do jogo podendo retornar na fase dois.
- Fase 2. – (10min.) Dois balões são jogados simultaneamente aos jogadores, e os mesmos prosseguirão tocando sem deixá-los caírem ao chão. Quem não conseguir tocar o balão, derrubando-o no chão saíra do jogo retornando na fase 3.
- Fase 3 - (10min.) Três balões são jogados simultaneamente aos jogadores, e os mesmos prosseguirão tocando sem deixá-los caírem ao chão. Quem não conseguir tocar o balão, derrubando-o no chão saíra do jogo.
- Atividade 2. Estourar balões
- Número de participantes: Livre
- Material: balões e barbantes.
- Descrição do jogo: Os alunos estarão livres pela quadra, sentados no chão ou na cadeira de rodas. Os alunos sentados amarrarão os balões na cintura, os cadeirantes estarão com os balões amarrados atrás da cadeira. Cada participante deverá tentar estourar o balão do colega e proteger o seu. Vence aquele que ficar com o balão intacto enquanto os outros estiverem com os seus estourados.