- Educação Infantil
- Falar tardiamente
- Dificuldade para pronunciar alguns fonemas
- Demorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
- Dificuldade para rimas
- Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome
- Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
- Dificuldade na habilidade motora fina
- Dificuldade de contar ou recontar uma história na seqüência certa
- Dificuldade para lembrar nomes e símbolo
- Alfabetização e 1º ano -
- Dificuldade em aprender o alfabeto
- · Dificuldade no planejamento motor de letras e números
- · Dificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
- · Dificuldade com rimas(habilidades auditivas)
- · Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
- · Dificuldade em seqüência e memória de palavras
- · Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar
- · Dificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
- · Dificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
- · Dificuldade na execução da letra cursiva
- · Dificuldade na preensão dolápis
- · Dificuldade de copiar do quadro
- 2º ano ao 9 º ano -
- . Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
- · Dificuldade na sequenciação de letras em palavras
- · Dificuldade em soletração de palavras
- · Não gostar de ler em voz alta diante da turma
- · Dificuldade com enunciados de problemas matemáticos
- · Dificuldade na expressão através da escrita
- · Dificuldade na elaboração de textos escritos
- · Dificuldade na organização da escrita
- · Podem ter dificuldade na compreensão de textos
- · Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas
- · Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias
- · Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
- · Dificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
- · Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
- · Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal
- · Dificuldade em memorizar a tabuada
- · Dificuldade com figuras geométricas
- · Dificuldade com mapas
- Ensino Médio -
- . Leitura vagarosa e com muitos erros
- · Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
- · Dificuldade em planejar e fazerredações
- · Dificuldade para reproduzir histórias
- · Dificuldade nas habilidades de memória
- · Dificuldade de entender conceitos abstratos
- · Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
- · Vocabulário empobrecido
- · Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade
- Adultos -
- . Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva
- · Dificuldade em planejamento e organização
- · Dificuldade com horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
- · Falta do hábito de leitura
- · Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas)
- · A emissão oral é comparativamente muito melhor que do a escrita
- · Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.