Estratégias de intervenção para estudantes com deficiência
Olá pessoal,

Vamos continuar com mais estratégias muitas vezes simples,  todavia  importantes no contexto escolar para estudantes com deficiências e para aqueles que apresentam dificuldades:

 

Faça saber ao aluno que se interessa por ele e que deseja ajudá-lo. Ele sente-se inseguro e preocupado com as reações do professor.

   

Ajude-o a trabalhar, uma a uma, as áreas em que necessita de melhorar.

   

Envolva o aluno na tarefa de superação das suas dificuldades.

   

Dê-lhe atenção individualizada, sempre que possível. Faça-lhe saber que pode fazer perguntas sobre aquilo que não compreende.

   

Demonstrar interesse, atenção, simpatia, compreensão, são alguns dos aspectos que ajudarão o aluno com dificuldades de aprendizagem.

   

Certifique-se de que compreende as tarefas, porque muitas vezes não compreenderá

   

Estabeleça critérios para o seu trabalho em termos concretos que o aluno possa entender, sabendo que, realizar um trabalho sem erros pode ficar além das suas possibilidades.

   

Estar atento aos seus progressos, mesmo que reduzidos e reforçá-los de uma forma positiva.

   

Repetir a informação nova e ajudar a relacioná-la com a experiência anterior. A informação nova deve repetir-se mais do que uma vez.

   

Dar-lhe mais tempo para organizar os seus pensamentos, desempenhar as suas tarefas e terminar o seu trabalho. Se não houver controle de tempo, estará menos nervoso e em melhores condições para lhe mostrar os seus conhecimentos. Dê-lhe também tempo maior para copiar do quadro e tomar apontamentos.

   

Se tem um problema de leitura, trate de graduar as lições por conteúdos. Não espere que leia o mesmo número de palavras que um aluno sem problemas de qualquer tipo.

   

Tenha em conta que levará mais tempo a realizar as tarefas de casa do que a maioria dos alunos da turma. Necessita de tempo para desenvolver as suas aptidões e também para descansar. Talvez seja indicado, que o seu trabalho de casa seja mais leve, por exemplo, composições mais breves ou sublinhar os pontos principais a aprender.

   

Faça observações positivas sobre os seus trabalhos, assim como comentários que precisa de melhorar. Elogie-o e conforte-o sempre que seja possível.

   

Seja consciente da necessidade de desenvolver a sua auto-estima.

   

Evite compará-lo com outros alunos, em termos negativos.

   

Evite fazê-lo ler em voz alta, em público, contra a sua vontade. É uma boa medida encontrar alguma coisa em que a criança seja especialmente boa a desenvolver a sua auto-estima, mediante o estímulo e o êxito.

   

Considere a possibilidade de avaliar o aluno no que diz respeito aos seus próprios esforços e vitórias (recompensas), em vez de o avaliar no que diz respeito a outros alunos da turma. O sentimento de obter êxito, frequentemente, leva ao êxito. O fracasso conduz ao fracasso.

   

Permita-lhe aprender da maneira que lhe seja possível, usando novos instrumentos, novos encaminhamentos.

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