Discriminar diferentes sabores e temperaturas de alimentos.
Percepção olfativa:
Reconhecer e discriminar odores
Comparar cheiros
Percepção tátil:
Desenvolver sensibilidade das mãos e dedos, por meio de manipulação e tato de objetos, explorando formas, tamanhos, posições, volumes, quantidades, temperaturas, texturas.
Analisar e fazer uma síntese pela manipulação, captação de semelhanças e diferenças, comparação, discriminação e reorganização de estímulos táteis.
Relacionar figura X fundo
Memória visual:
Reter e evocar nomes de lugares, de pessoas, de objetos, de figuras, de frases, de números,
Reproduzir situações ocorridas em filmes ou desenhos animados;
Participar de jogos de mímica;
Reproduzir desenhos apresentados por um tempo e depois retirados.
Memória auditiva:
Reter e evocar sons (onomatopaicos), ordens verbais, letras de músicas, de poesias, de notícias, histórias;
Repetir as idéias principais de uma história, trecho lido, frases, etc.
Memória visomotora:
Reproduzir através de memória, de desenhos, ou de dobraduras, segundo modelos apresentados anteriormente à execução;
Reproduzir movimentos com os segmentos corporais, concomitantemente à apresentação de um modelo ou após demonstração;
Reconstruir de memória, situações da vida diária, como ir às compras, ao trabalho, à escola, à praça.
Utilizar os jogos, mas não se exceder naqueles que exacerbam o clima competitivo e gerador de ansiedade
Classificar objetos segundo determinados critérios
Realizar associações
Levantar e testar hipóteses
Solucionar problemas
Coletar dados
Recorrer ao raciocínio indutivo ou dedutivo
Traçar estratégias de pensamento
Fazer comparações e analogias
Realizar inferências
Formular hipóteses
Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses;
Refletir acerca das regularidades do sistema numérico
Produzir escritas numéricas ainda que não seja registro convencional
Propor atividades que envolvam o sistema de numeração e o uso dos números em diferentes situações
Promover sequências didáticas e ou projetos didáticos nos quais as crianças precisem escrever os números (por exemplo. Idade, telefone, numeração do calçado, peso altura, etc) auxiliando para que se tornem observáveis as regularidades
Realizar contagens orais de objetos usando a sequência numérica
Comunicar quantidades, utilizando linguagem oral, notação numérica ou registros não convencionais
Criar oportunidades de contagens em situações práticas sociais reais, por exemplo, usando coleção de objetos de interesse das crianças
Verificar como as crianças fazem contagens e que estratégias usam
Possibilitar usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos
Criar oportunidades nas quais as crianças tenham que comprar quantidades de forma contextualizada
Propor problemas que envolvam somar e subtrair
Criar situações problema envolvendo ações de transformar e acrescentar
Propor situações em que a criança tenha que se situar no espaço, deslocar-se nele, dê e receba instruções de localização
Propor atividades que as crianças possam representar a posição de um objeto e ou pessoa estática ou em movimento.
Propor atividades nas quais as crianças tenham que construir utilizando desenhos seu itinerário, solicitando pontos de referência.
Identificar pontos de referências para indicar sua localização na sala de aula
Indicar oralmente a posição onde se encontra no espaço escolar e representá-la por meio de desenhos.
Indicar o caminho para se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola e representar a trajetória, por meio de desenhos.
Identificar relações de igualdades, semelhanças e diferenças, entre objetos e situações;
Estabelecer textos históricos causais (usando por exemplo, quadrinhos para organizar histórias em suas sequências lógicas)
Propor atividades nas quais as crianças tenham que medir, e ou pesar usando instrumentos não convencionais e convencionais tais como fita métrica, régua, balança, etc.
Oferecer atividades em que as crianças precisem calcular, por exemplo, quantos passos é preciso para chegar a um determinado local etc.
Trabalhar diariamente com o calendário para identificar o dia do mês e registrar a data.