Categorias

Buscando o aperfeiçoamento de práticas educacionais inclusivas.

Adaptação de atividades
Adaptação de Atividades

A importância de atividades adaptadas e inclusivas envolvendo métodos e técnicas para acessar, produzir e expressar o conhecimento para atender às necessidades específicas do estudante.  

Ver Mais
Base Neurológica
Base Neurológica

Fatores etiológicos das deficiências podem ser de origem genética, ambiental, multifatorial e de causa desconhecida. Compreender esses fatores e o funcionamento permite a prevenção e o desenvolvimento.

Ver Mais
Deficiência Física
Deficiência Física

Diferentes condições motoras que afetam a mobilidade, a coordenação motora geral e a fala, em consequência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas, ou más formações congênitas ou adquiridas.

Ver Mais
Deficiência Intelectual
Deficiência Intelectual

Caracterizada pelo funcionamento cognitivo abaixo do que é considerado normal, não correspondendo à média esperada. Em geral, exige - se estratégias diferenciadas e adaptações metodológicas por parte do professor.

Ver Mais
Deficiência Sensorial
Deficiência Sensorial

É a perda parcial ou total dos mecanismos proprioperceptivos, incluindo a deficiência Visual e Auditiva. Déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados nessa categoria.

Ver Mais
Educação Inclusiva
Educação Inclusiva

Fundamenta-se no direito de todos à educação, na igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando as diversidades sociais, culturais, intelectuais, físicas e sensoriais.

Ver Mais
Ferramentas  Digitais
Ferramentas  Digitais

Existem ferramentas importantes para facilitação de postagens, criações e edições. Ah! podem ser usadas também no atendimento remoto. Enfim, tornam nosso trabalho mais eficaz.

Ver Mais
Habilidades - Pré Acadêmicas
Habilidades - Pré Acadêmicas

A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio. É necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra.

Ver Mais
Instrumentos de Avaliação 500x380
Instrumentos de Avaliação

Instrumentos validados no Brasil para a caracterização do TEA, e práticas com diferentes métodos avaliativos para medir de maneira profunda e individual o processo de ensino aprendizagem.

Ver Mais
Jogos Educativos
Jogos Educativos

O jogo constitui como ferramenta facilitadora de aprendizagem de crianças e adolescentes. Além de prazeroso, ao jogar desenvolvem-se aspectos sociais e cognitivos.

Ver Mais
Marcos Legais
Marcos Legais

Documentos para a elaboração de Políticas públicas norteadoras, para o desenvolvimento e efetivação da Educação Especial Inclusiva. Leis, Marcos Políticos e Legais.

Ver Mais
Materiais de Apoio
Materiais de Apoio

Neste espaço você encontra materiais de suporte, apoio, textos, modelos de atividades, adaptações, posts, materiais prontos para impressão, apostilas ... Enfim, temas relacionados a Educação Especial Inclusiva.

Ver Mais
Palestras
Palestras

Espaço destinado para postagens de materiais que utilizo na realização de palestras e cursos com temas relacionados a Educação Especial Inclusiva, TEA, DF, DI, e Def. Sensorial.

Ver Mais
Power Point
PowerPoint

Com o ensino híbrido ampliamos as experiências de aprendizagem e aproximamos a educação com a tecnologia. Neste espaço deixo para vocês atendimentos em PPT que ofertei para meus estudantes no AEE/online.

Ver Mais
Processamento Sensorial
Processamento Sensorial

Forma como o sistema nervoso central gerencia as informações recebidas dos órgãos sensoriais, ou seja, os estímulos visual, auditivo, tátil, gustativo, olfativo, proprioceptivo e vestibular.

Ver Mais
Programa de Intervenção e Abordagens
Programas de Intervenções e Abordagens

Métodos, Abordagens e Programas de Intervenção, com resultados positivos em qualidade e eficácia, que servem de base para a elaboração de protocolos e tratamentos de indivíduos com déficits relacionados a comunicação, comportamento e aprendizagem.

Ver Mais
Série-Livros Para Crianças
Série - Livros Para Crianças

O contato com os livros e o interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual. Contribui também para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar.

Ver Mais
Sites Amigos
Sites Amigos

Sugestões de sites com materiais de estudos com temas variados, conteúdos relacionados a educação, jogos interativos, plataformas, exercícios interativos e portais educativos.

Ver Mais
Transtorno do Espectro do Autismo
Transtorno do Espectro do Autismo

Transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Utiliza-se a sigla TEA.

Ver Mais
Sala de Recursos Multifuncionais
Sala de Recursos Multifuncionais | AEE

Espaço físico com mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos, onde se realiza o atendimento educacional especializado.

Ver Mais
Vídeos & Filmes
Vídeos & Filmes

Os vídeos sempre serão uma ferramenta valiosa aliada ao trabalho. Explore esta pasta e compartilhe materiais diversos, animações, palestras, estudos, filmagens e efeitos.

Ver Mais
WhatsApp Image 2021-09-05 at 11.11.56
Devaneios

Espaço para divagação, imaginação, imagens, pensamentos. Um pouco de sonhos misturados a realidade. Utopias, desejos, enfim, devaneios ...

Ver Mais