Ensinando uma criança autista a usar corretamente o banheiro
  • O autismo é um transtorno invasivo que afeta muitas áreas do desenvolvimento de uma criança. Habilidades, conhecimentos e comportamentos que uma criança que possui um nível de desenvolvimento normal adquire naturalmente podem se configurar como verdadeiros desafios para a compreensão de um autista. Um dos grandes problemas que os pais enfrentam com essas crianças está relacionado ao uso correto do banheiro. De antemão, é importante frisar que o treino para aquisição dessa habilidade envolve muita determinação, paciência e perseverança dos pais. E, muitas vezes, só é adquirida após centenas de repetições. Com o intuito de ajudar os pais a obter êxito com o treino do banheiro, sugerimos a leitura do texto abaixo, traduzido do original em inglês  e o acesso aos links indicados após o texto, que apresentam informações práticas e adequadas. Boa leitura, ânimo e sucesso na empreitada!
   
  • Guia para ensinar a usar o banheiro com estrutura TEACCH
 
  • Muitas crianças autistas têm dificuldades em aprender a usar o vaso sanitário. O que pode funcionar para uma criança pode não funcionar para outras. Aqui vai um resumo do TEACCH de como ensinar a usar o vaso sanitário. Um dos elementos do programa TEACCH é o ensino estruturado “Structure Teaching” que são as ferramentas usadas pelo programa para dar o suporte necessário para que o autista aprenda novas habilidades explorando seu lado forte de aprendizagem visual, motricidade e rotina, com isso ganhando mais independência. Primeiro sempre se deve levar em consideração a perspectiva da criança, de que maneira as características do autismo contribuem para a dificuldade de aprender a usar o vaso sanitário.
 
  • a) A dificuldade de compreender e manter uma relação social interfere neste processo. A criança regular, de dois a três anos, quer agradar e fica orgulhosa de estarem crescendo e começando a usar cuequinhas, calcinhas. A criança autista não tem esta motivação.
  • b) A criança autista tem dificuldade em organizar informações e manter uma seqüência. Por isso seguir a rotina necessária para o processo de usar o vaso sanitário e manter o foco que é necessário neste processo torna-se um desafio.
  • c) A dificuldade em compreender a linguagem e imitar modelos. Eles podem não compreender o que se espera deles.
  • d) A dificuldade em aceitar a mudança na rotina. A criança já tem o costume de usar fraldas e está familiarizado com esta rotina, pode não compreender a necessidade desta mudança.
  • e) Dificuldade em organizar informações sensoriais. Estabelecer a relação entre a sensação que o corpo transmite pedindo para ir ao banheiro e as atividades do dia a dia. Com isso não reconhecem os sinais que o corpo oferece. Para muitos, o banheiro pode ser insuportável, o barulho da descarga, ecos, barulho da água correndo e o vaso sanitário que para eles e uma cadeira com um furo no meio com água dentro. No processo de remover a roupa, a temperatura pode afetá-los e a sensação do pano da roupa pelo corpo pode fazer com que a criança não se sinta bem.
 
  • Começando:
  • 1) No processo de ensinar a usar o vaso sanitário deve-se definir um objetivo realista compreendendo que será um processo lento. Observe a criança para escolher a melhor maneira de começar. De início estabeleça uma rotina incluindo o horário de ir ao vaso sanitário e colete informações sobre a performance da criança. Leve-a ao banheiro a cada meia hora para tentar usar o vaso sanitário. Depois de duas semanas compare os dados das informações coletadas.
  • * A criança se mantém seca por um bom período?
  • * Pode-se notar alguma regularidade quando ela esta molhada ou com fezes?
  • * Ela faz uma pausa nas atividades quando está molhada ou com fezes?
 
  • Para as crianças que todas as respostas foram “Não”, isso significa que elas ainda não estão preparadas para realizar esta meta. Mas recomenda-se que inclua em sua rotina algumas idas ao vaso sanitário para se familiarizar.
  • Outras informações importantes que se deve coletar:
  • * A criança está compreendendo esta rotina?
  • * Como é sua habilidade para vestir-se?
  • * A criança demonstra medo ou interesse relacionado ao processo de ir ao banheiro (reação à descarga, água, papel higiênico e outros)?
  • * Qual o seu nível de atenção neste processo?
  • * Como entra ao banheiro (não entra/entra rápido)?
  • * Ao tirar a roupa (aceita ajuda, como tirar até o joelho, coxa)?
  • * Senta-se no vaso sanitário?
  • * Pega o papel higiênico?
  • * Usa o papel higiênico?
  • * Levanta a tampa do vaso sanitário?
  • * Veste sua roupa?
  • * Dá descarga?
  • No final deste processo terá informações suficientes para estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o treinamento de usar o vaso sanitário.
 
  • 2) Estrutura física:
  • Ao começar o processo de ensinar o uso do banheiro queremos que a criança compreenda que este comportamento (fazer xixi, cocô) deve ser feito no vaso sanitário.Com isso inclua o processo de tirar fralda, limpar, colocar a roupa (relacionada com o processo de usar o vaso sanitário) sempre no banheiro (não tire a roupa da criança e nem troque suas fraldas no quarto) para estabelecer a compreensão para que, para isso, usa-se o banheiro. Crie um ambiente seguro para ela sem muita estimulação. A criança ficará mais calma e responderá melhor. Pense também nas necessidades físicas (para as crianças que têm dificuldades de locomoção): se necessitam de uma barra de ferro que as ajudem a apoiar seu peso para usar o vaso sanitário. O barulho da descarga, eco do banheiro pode incomodar alguns. Muitas crianças respondem bem a músicas suaves e outros sons que tirem ou diminuam os ruídos naturais do sanitário.
 
  • 3) Estabelecer suporte visual:
  • Depois de estabelecer um objetivo apropriado para introduzir o vaso sanitário é importante implementar o suporte visual que demonstre as seqüências de cada ação deste processo. Deve usar um objeto ou foto (PECS) que represente a transição de ir ao banheiro e iniciar uma rotina. Depois de estabelecer esta rotina é importante que suporte estas ações visualmente com objetos, fotos (PECS), escrever as seqüências cada passo (se a criança lê). Descrever as seqüências das ações é importante para que a criança reconheça e faça a conexão dos passos que ele deve fazer. Inclua na seqüência o que ela vai fazer depois de ir ao banheiro (como brincar, assistir TV).
   
  • 4) Problemas específicos:
  • Resolva os problemas durante o percurso sempre levando em consideração a perspectiva da criança e como se pode ajudar a solucioná-los usando estrutura visual.Aqui vão algumas idéias de problemas que pais encontram ao começar este treinamento:
 
  • a) Resistência a sentar no vaso sanitário:
  • * Deixe sentar no vaso sanitário sem remover a roupa
  • * Deixe sentar no vaso sanitário com a tampa fechada
  • * Use pinico (se o vaso sanitário for muito alto)
  • * Demonstre como sentar no vaso sanitário: use um boneco para demonstrar, você senta em seguida e depois, a criança senta.
  • * Sente junto
  • * Ofereça ajuda física se necessário
  • * Ajude a compreender por quanto tempo deve permanecer sentado (deixe-a ouvir uma música e, quando ela acabar, poderá sair. Use um relógio despertador por um minuto).
  • * Quando ela começar a sentar-se ofereça entretenimento - como livro ou outra coisa.
   
  • b) Medo da descarga:
  • * Não use a descarga até ter algo para ser removido
  • * Use a descarga quando a criança estiver longe do vaso sanitário (como na porta).
  • * Marque o lugar que acriança deve estar para você usar a descarga e, gradualmente coloque este lugar cada vez mais perto do vaso sanitário.
  • * Avise que vai usar a descarga. Exemplo: “está pronto? 1, 2, 3 e já!” (aperte a descarga).
  • * Deixe a criança usar a descarga
  • c) Só quer usar a descarga:
  • * Cobrir a descarga para a criança não ver
  • * Dê algo para segurar
  • * Use seqüências visuais para mostrar quando se usa a descarga
 
  • d) Brincar com água:
  • * Ofereça um brinquedo que tenha água para distrair
  • * Use um papelão ou uma toalha para cobrir as pernas da criança enquanto usa o vaso sanitário.
  • * Cubra o vaso sanitário até usar.
  • * Coloque uma pista visual aonde a criança deve sentar-se.
  • e) Brincar com o papel higiênico:
  • * Tire do lugar se estiver causando muitos problemas (substitua por lenços de papel)
  • * Já deixe a mão a quantidade certa que deve usar
  • * Apresente pistas visuais para quando deve tirar o papel higiênico (use clipes para mostrar até a onde deve tirar ou marque com caneta)
 
  • f) Não quer se limpar:
  • * Tente materiais diferentes (lenço de papel, lenços umedecidos, toalhinha, esponja).
  • * Considere a temperatura do material.
  • * Demonstre este processo usando uma boneca
  • g) Não quer fazer xixi em pé (para os meninos):
  • * Ofereça um alvo para a criança atingir na água (cereal redondo, por exemplo).
  • * Aumente o tamanho do alvo se necessário (use alguns cereais formando um círculo).
  • * Use corante para mudar a cor da água e obter a atenção da criança.
  • h) Quer manter a fralda:
  • * Corte o fundo da fralda aos poucos, e ofereça outra fralda quando sentar no vaso sanitário.
  • * Use boneca para demonstrar o procedimento
  • * Aumente a quantidade de fluidos (água, suco) e fibra na dieta.
 
  • 5) Comunicação:
  • É importante estabelecer uma maneira da criança se comunicar e conseguir independência. É necessário que ela consiga comunicar suas necessidades de ir ao banheiro. Por exemplo, se a criança quando quer ir ao banheiro anda de um lado para o outro indicando para as pessoas que a conhecem que necessita ir ao vaso sanitário, use esta oportunidade para ensiná-la a usar a comunicação sistemática como objetos, fotos (PECS), linguagens de sinais, palavras.
   
  • fonte - http://ama-alagoas.blogspot.com.br/2010/04/ensinando-uma-crianca-autista-usar.html
 
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