- O processo de alfabetização é muito importante para aumentar a interação na sociedade. Utilizamos o código linguístico (palavras, símbolos…) para transmitir uma ideia ou um ponto de vista. É por meio da alfabetização, ao longo dos anos, que nos tornamos capaz de analisar as mais diversas situações de interação que ocorrem na sociedade podendo interpretar as situações e expressar nossa opinião. Porém, cada individuo se apropria desse código de uma forma diferente, em ritmos diferentes.
- O autismo é um transtorno que apresenta como principais características as dificuldades de comunicação e de interação social. Sendo assim, o processo de alfabetização acontece de maneira diferenciada, pois necessita de uma adaptação desses conteúdos aproximando da realidade da criança, limpando as informações, retirando os possíveis distratores por isso o professor, ao considerar as especificidades desse aluno irá elaborar situações de aprendizagem nas quais seja possível atender às necessidades, ao mesmo tempo em que irá proporcionar a oportunidade do contato e da interação da criança com outros alunos. Para iniciar o ensino das habilidades o ensino deve ser fragmentado, dividindo a tarefa a ser ensinada em partes menores. A atividade precisa ser clara, sem muitos estímulos visuais que possam distrair ou confundir a criança. Sempre que necessário disponibilizar dicas visuais (imagens), auditivas (dicas orais) e ajuda física quando for preciso para garantir que a criança realize satisfatoriamente a atividade.
- Sabemos que o processo de alfabetização não é simples e nossas crianças autistas podem enfrentar dificuldades peculiares no desenvolvimento atrasando e prejudicando este processo, porém é importante ressaltar que pode ser possível e que no decorrer dos anos, com estimulação adequada, a criança apresente evolução significativa, alcançando sucesso no processo de alfabetização.
- Mas por onde começar? Como fazer? Quais atividades devo preparar? São perguntas que nos fazemos quando nos deparamos com o autismo. Primeiro é preciso identificar quais os pré requisitos necessários para a atividade planejada e quais habilidades a criança apresenta.
- Pensando neste processo segue algumas dicas de conteúdos alguns pré-acadêmicos importantes para o inicio esse período de pré-alfabetização:
- 1- Discriminação de objetos e de figuras: se a criança não discrimina os objetos e futuramente as imagens dificilmente o fará com as letras e palavras;
- 2- Pareamento de letras: quando a criança já consegue discriminar uma imagem podemos apresentar as letras e trabalhar o pareamento de letras do seu nome e de palavras que sejam significativas para a criança;
- 3- Artes visuais: pintura com lápis, tinta, recorte, colagem, imitação de traçados gráficos.
- 4- Desenvolvimento da coordenação motora grossa com o reconhecimento do corpo e suas habilidades e da coordenação fina: perfuração com massinha, alinhavo, abrir pote, cobrir pontilhados, preparação para a escrita.
- 5 – Reconhecimento das letras: o nome próprio é o inicio da compreensão da escrita, sendo referência para as outras escritas. Apresente o nome da criança em diferentes atividades, pareamento das letras do nome, pintura e colagem das letras, letras em lixa como no exemplo abaixo.
- 6 – Reconhecimento de números, cores e quantidades: formar conjuntos de elementos com características semelhantes, parear números, contagem de objetos, pareamento de objetos de uma mesma cor, identificação e nomeação das cores primárias.
- 7 – Orientação espacial – ensinar os conceitos: em cima, embaixo, dentro, fora, esquerda, direita, ao lado, no meio, perto, longe. Iniciar com atividades concretas onde a criança participe fisicamente da atividade. Só depois exigir esse trabalho em atividades gráficas.
- A trajetória é longa, os obstáculos aparecem, mas podemos sempre buscar novas estratégias, desistir jamais… A aprendizagem e o sucesso das nossas crianças são possíveis sim!!!
fonte Amplitude