“A consolidação da inclusão escolar no Brasil”
  • A Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação – DPEE/SECADI/MEC encaminha documento intitulado “A consolidação da inclusão escolar no Brasil”, com o intuito de publicizar todo trabalho realizado no período de 2003 a 2016. Este documento é fruto da elaboração coletiva de gestores, professores, estudantes, pesquisadores e movimentos sociais de defesa do direito à educação inclusiva, que compreendem a inclusão escolar como processo irreversível. Muito foi feito: saímos de um patamar de 87% de segregação escolar e chegamos a 81% de inclusão ao longo desses 13 anos. O material ora apresentado contém os subsídios fundamentais para o alcance da meta de inclusão plena, a fim de efetivar o direito humano à educação sem descriminação. A educação inclusiva dá-se pela superação do modelo segregacionista, refratário a qualquer tipo de política pública emancipatória. Por entender que a escola é o espaço legítimo para que todos e todas possam aprender a partir do reconhecimento e da valorização da diferença humana, este é o momento de reafirmar as conquistas, fortalecer as políticas públicas e não permitir retrocessos. “O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. (...) Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar." (Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, 1996) Seguimos na luta, Martinha Clarete Dutra dos Santos Diretora de Políticas de Educação Especial DPEE/SECADI/MEC OBS: O documento está acessível por meio do sumário. Para navegar pelos tópicos, basta clicar nos links.
   
Redes Sociais:
Visitantes: 362

10 thoughts on ““A consolidação da inclusão escolar no Brasil”

  1. ChristieP Maillot Norvège JasonDArc
    BetteHear fodboldtrøjer MauraCrot

    Can I simply just say what a relief to find somebody who truly knows what they’re discussing online.
    You certainly know how to bring an issue to light and make it
    important. More people must read this and understand this side of the story.
    I was surprised you aren’t more popular because you certainly possess the gift.

  2. StephanPi fotbollströjor BetsyLmm
    EzraJess spanien tröja LupeHindw

    I love your blog.. very nice colors & theme. Did
    you make this website yourself or did you hire someone to
    do it for you? Plz reply as I’m looking to design my own blog and would like to know
    where u got this from. thanks

    1. Olá,
      Meu blogger é simples,não obstante é funcional. Optei por um modelo gratuíto, Plataforma WordPress, esse modelo se adapta bem a dispositivos móveis, todavia existem tutoriais gratuítos na internet. Vale a pena conferir.

  3. NicholeFt Jalkapallo pelipaita Espanja MapleThac
    AracelisM fotbollströja barn eget tryck TahliaDil

    fantastic points altogether, you simply gained a new reader.
    What may you recommend about your put up that you simply made
    some days ago? Any positive?

    1. Olá,
      Fico contente em ganhar mais um leitor, precisamos estar atentos a novas publicações, pesquisas, leis … Eu particularmente pesquiso atualizações no Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/), Políticas públicas Diversa (diversa.org.br), e outras fontes de pesquisas.
      Abraços!

    2. Fico contente em ganhar mais um leitor, precisamos estar atentos a novas publicações, pesquisas, leis … Eu particularmente pesquiso atualizações no Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/), Políticas públicas Diversa (diversa.org.br), e outras fontes de pesquisas.
      Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *