Transtorno do Processamento Sensorial

  • É a dificuldade que a criança tem em receber, organizar, processar e filtrar os estímulos externos vindos do ambiente através da audição, paladar, olfato e visão. E também as sensações internas no seu corpo vindas do sistema proprioceptivo, aquele que dá a sensação do nosso corpo no espaço, nos dá a percepção da força muscular. ( É uma função das terminações dos músculos e tendões que sentem com quanta força os músculos estão tracionando e a rapidez com que o músculo esta sendo estirado diretamente ligado à movimentação ativa.
 
  • Outra sensação interna vem do sistema vestibular que tem como função dar  consciência e apreciação da posição da cabeça no espaço guiando o inter-relacionamento com o mundo externo. Equilíbrio e postura são funções combinadas dos sistemas visual, tátil, proprioceptivo e vestibular O olhar é direcionado através de movimentos compensatórios dos olhos em resposta à movimentação da cabeça, por ex: quando andamos á cavalo e olhamos para o horizonte este não fica trotando com o cavalo, não é mesmo; então preserva um plano constante de visão através do controle da posição dos olhos.
 
  • Os cinco sistemas sensoriais (auditivo, visual, vestibular, proprioceptivo e táctil) dão as bases para o desenvolvimento das capacidades funcionais básicas que permitirão o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Um transtorno nessa área resulta em alterações em nosso comportamento e imaginem no comportamento das crianças com autismo. Elas recebem todos esses estímulos de uma vez e com grande intensidade, sem filtro, ficando para eles muito difícil, receber, organizar e selecionar o que é importante nas situações de sua vida daria. Isso deriva em déficit de atenção, alterações emocionais como grito, agressividade, organização e planejamento ao realizar tarefas do dia a dia, como alimentação, vestir-se, despir-se, ir ao banheiro, brincar. E para algumas crianças com muita sensibilidade a esses estímulos sensoriais podem resultar em fuga das atividades e agitação, angústia, medo e confusão, uma das razões do porquê as crianças se isolam e apresentam movimentos repetitivos e interesses restritos. Buscam previsibilidade nesse mundo imprevisível.E tudo isso chamam de  Comportamento Difícil, rs… até eu teria, ou não?
  • Modulação do sistema sensorial
  • A forma como os sistemas sensoriais processam o estímulo afetam a qualidade da capacidade da criança responder de maneira adaptativa, harmoniosa. Modulação sensorial é um  processo complexo do sistema nervoso central o qual manda mensagens neuronais que nos dá  informações sobre a intensidade do estímulo, a  frequência, o tempo (duração),a complexidade e esses estímulos são ajustados e organizados. Algumas alterações decorrentes de problemas na modulação sensorial: defensibilidade táctil, defensibilidade auditiva, insegurança gravitacional, inquietação motora, defensibilidade oral, defensibilidade olfatória, desordem do déficit de atenção.
  • Defensividade Sensorial (hipersensibilidade sensorial)
  •  A criança se defende dos estímulos, e observamos que ele recusa a usar certos tipos de roupas, se incomoda com costuras e bordados nas camisetas, as camisetas ás vezes tem uma estampa linda, mas o avesso é áspero e a criança não que vesti-la. A criança é hipersensível a certas sensações na pele como dor e temperatura. E  nunca deve ser forçada a tocar em algo que ela não queira, se não gosta de pisar na areia, não pise. A criança poderá ter aversão à atividade ou ás pessoas e lugares relacionados desenvolvendo o medo como resultado. Recusa também alimentos de certas texturas, não gosta de atividades as quais seu pé não esteja no chão evitando balanços.
  •  Sintomas de Defensividade Tátil
  • Dificuldade vestir roupas feitas de  diferentes materiais, dá coceira
  • Costuras e etiquetas de roupas e meias incomodam muito
  • Não gosta de dobrar a blusa comprida ou calça
  •  Solicita a troca das fraldas imediatamente
  •  Não gosta de toque inesperado, beijos, abraços
  •  Não gosta andar descalço na areia, grama,terra
  •  Evitar meias e sapatos novos(devido a costura ou sapato apertado)
  •  Evita multidões ou grandes salas cheias de pessoas
  •  Não gostam de escovar os dentes,pentear o cabelo,cortar as unhas
  •  Não gostam de ser ficar sujos
 
  • Hiposensibilidade sensorial
  • É quando a criança parece não perceber certos estímulos sendo isso uma dificuldade na modulação, por ex: podem não notar que estão sendo tocados, gostam de brincadeiras mais sedentárias e parece não perceber sons e outros estímulos visuais tão visíveis para outros. O que essa criança precisa é compreensão de como está se sentindo e o que ela precisa para se concentrar. Erroneamente pessoas interpretam como incapacidade em realizar certas atividades ou recusa da tarefa e interpretam como falta de concentração e confundem com TDAH, mas na verdade é que  eles não podem, ainda é muito difícil.
  • DISFUNÇÃO TÁTIL
  • Não reconhece as sensações de toque menos intensa, parece não sentir quando se machucam, não se incomodam ou percebem quando estão sujos ou molhados, quer sentir tudo e qualquer coisa, parece não sentir frio, nem calor, chuva ou vento, não percebem que os outros sentem dor, em grupo pode ferir seus amigos sem querer, podem brigar por ter reações exageradas ao toque. Outros sintomas são: Pobre habilidades motoras finas e problemas terminar tarefas, tais como despir/vestir calças, meias, blusas e manejo de botões, zipers.Dificuldade em manejar tesoura, lápis, Dificuldade em definir características dos objetos como peso, tamanho, textura, temperatura, dificuldade em reconhecer objetos apenas sentindo( estereognosia)
  • Sintomas da busca Sensorial:
  • Busca tocar, cócegas, massagens nas costas, e abraços
  • Pode morder, beliscar, ou bater a cabeça
  • Necessidade de tocar e sentir tudo no ambiente,  superfícies macias ou lisa
  • Gosta de atividades que tenham lutas e brigas
  • Gosta da sensação de objetos que possuem vibrações
  • Alta tolerância a calor e frio
  • Prefere ficar sem meias e sapatos
  • fonte autismoencanta.wordpress

Redes Sociais:
Visitantes: 332

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *