Noções básicas sobre TEA
  • O que é Autismo
  • Autismo é uma síndrome comportamental caracterizada por dificuldade de interação social, déficit quantitativo e qualitativo de comunicação e padrões de comportamento, atividades e interesses restritos e estereotipados. Em 1911 Bleuler foi o primeiro a usar a palavra "autismo", definindo como perda de contato com a realidade de se comunicar. Daí veio o termo "autismo", auto= pra si própria.  Em 1943 Kanner foi o primeiro pesquisador a publicar artigos descrevendo o comportamento típico do autismo. Em 1944 Asperger publicou artigos de casos de crianças com autismo, mas com inteligência "normal". Hoje depois de tantas pesquisas sabemos que é um distúrbio complexo do desenvolvimento comportamental, de etiologias múltiplas de graus variados, TEA - Transtorno do Espectro Autista. Mas o que vem  a ser espectro? Espectro no dicionário quer dizer sombra, ou seja, não é a pessoa propriamente dita, é apenas uma imagem formada pela luz quando bate nela, algumas pessoas apresentam leves características, outras apresentam muitas características.
 
  • Tipos de Autismo
  • Antigamente o autismo era divido em 5 tipos:
  • - Autismo
  • - Síndrome de Rett
  • - Transtorno Desintegrativo da Infância
  • - Transtorno Global do Desenvolvimento não-específico
  • - Síndrome de Asperger
 
  • Hoje o DSM -V define o TEA com 3 graus
  • - Leve
  • - Moderado
  • - Severo
 
  • Características do Autismo
  • - Inadequação social ou tendência ao isolamento. O isolamento nem sempre é completo, muitas vezes a criança consegue ir ao shopping, a festas, porém seu comportamento é inadequado, impróprio, ela não consegue fazer processos de interação de forma adequada.
  • - Pobre contato visual
  • - Indiferença afetiva ou inadequada, não demonstra está preocupada, não demonstra querer convencer...
  • - Dificuldade de auto percepção e percepção do que outro sente ou sente inadequado. Ela não consegue compreender que ela é um sujeito.
  • - Comprometimento na atenção compartilhada, ou seja, dificuldade em direcionar o foco para um objeto e junto outra pessoa, não consegue cooperar ou dar continuidade na interação.
  • - Não manifesta emoções
  • - Não percebe presença de pessoas
  • - Não procura voluntariamente interagir com outras pessoas
  • - Não reconhece controle social
  • - Não vincula seus comportamento ao contexto sócio-afetivo
  • P.S.:É claro que nem todas as crianças diagnósticas com TEA apresentam todas essas características, minha filha apresentava muitas e ainda apresenta, mas hoje depois de 6 anos de intervenções ela já tem contato visual, já demonstra sentimentos, mostra o que quer, porém ainda temos muita estrada pela frente. repito todos os dias pra mim mesma, hoje é um novodia!
 
  • Fatores de Risco

    1. Ter um irmão autista
    2. Uma história familiar de esquizofrenia, de distúrbios afetivos e deficiência intelectual.
    3. Maternidade e paternidade acima dos 40.
    4. Peso ao nascer abaixo de 2500g
    5. Nascer prematuro antes da 35 semana.
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