Exemplos de Recursos utilizados em Visão Subnormal
1. Recursos Ópticos: Auxílios de ampliação angular
Para longe
Lupa manual sem iluminação
Sistema telescópico binocular.
Para perto
Lupa manual sem iluminação
Lupa manual com luz acoplada
Lupa de apoio tipo peso ou pedra
Lupa de apoio tipo régua
Lentes Filtrantes
2. Recursos Não Ópticos
Ampliação do tamanho real dos objetos: Impressão gráfica em tamanho maior; aproximação da distância entre objeto e observador; ampliação de caracteres na confecção de teclados de calculadoras, computadores e telefones.
Pranchas de apoio para proporcionar conforto na leitura
Iluminação adequada a fim de aumentar contraste e reduzir o ofuscamento
Uso de acetato amarelo sobre o texto para aumentar o contraste
Uso de tiposcópio para reduzir a luz refletida pelo papel. Auxilia também nas situações em que o paciente precisa assinar um documento
Folhas com pautas ampliadas e reforçadas, assim como uso de lápis 6B, que é mais escuro
3. Recursos Eletrônicos: aparelhos de vídeo ampliação
Vários modelos foram lançados no mercado e já se encontram diversos modelos portáteis. É uma boa opção para aqueles pacientes com perda visual avançada, em que os outros recursos de ampliação já não se mostram tão efetivos.
Recentemente foi desenvolvido no Brasil e tendo como base softwares de código aberto, o Projeto F123. É um programa de baixo custo e alta eficiência, que permite aos deficientes visuais usufruírem de computadores convencionais.
Hoje em dia dispomos de inúmeros aplicativos para smart phones voltados para a população com deficiência visual, alguns deles inclusive são gratuitos.
O custo dos equipamentos utilizados pela pessoa com deficiência visual é baixo comparado ao retorno que traz em sua qualidade devida e na sua inserção profissional.
São poucos os lugares no Brasil que disponibilizam um Departamento de Visão Subnormal com exame específico e principalmente o treinamento para os pacientes com visão sub-normal. No Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ® nossos pacientes contam com equipe médica especializada e equipamentos que poderão auxiliar na melhora da visão, retornando a suas atividades sociais e de lazer e aumentando sua segurança e seu equilíbrio emocional, o que garante mais qualidade de vida ao portador de visão subnormal.
O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ®, participa, estimula e atua divulgando diversos projetos de saúde ocular, inclusive na prevenção à cegueira.