A Rotina é um instrumento que demanda uma sequência de ações ou atividades cuja a função é antecipar os acontecimentos do dia a dia de maneira organizada possibilitando autonomia e segurança para a criança autista. Deve ser elaborada de acordo com as suas necessidades /e ou interesses.
No espaço escolar, um quadro com a rotina é essencial para o trabalho com alunos autistas. Ela vai nortear todas as ações dentro da escola, contribuindo para antecipar as atividades diárias, ampliando a comunicação e estimulando a interação do aluno com seus pares, visto que os benefícios serão compartilhados com todos, especialmente por alunos com idade da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental. Podemos utilizar um quadro de rotina para os espaços do contexto escolar onde as atividades forem realizadas: sala comum, no Atendimento Educacional Especializado- AEE, biblioteca, sala de informática e outros.
Sem a Rotina, a adaptação do autista é difícil e demorada. As imagens devem ser feitas do ambiente em que o autista transita e das pessoas com quem ele convive, evitando que o mesmo se desestabilize quando ocorrerem mudanças na sua rotina.
Isso os deixa menos ansiosos, mais participativos, os impulsiona a comentarem entre si as regras e o momento certo de fazer as tarefas, e o professor acaba por trabalhar regras e limites, promovendo a participação de todas as crianças.
Para o autista, a Rotina garante saber o que vem depois, estimula aprender a esperar, aumentando a atenção e concentração, promovendo a organização do seu cotidiano.
Para a confecção da Rotina, podem ser usados cartões com figuras plastificados indicando as atividades fixados no mesmo local todos os dias. O aluno também pode ter uma cópia na sua carteira. A Rotina pode ser levado para casa para que os pais saibam o que aconteceu na escola, estimulando também a conversa com o filho sobre os acontecimentos na escola.
O quadro de rotina também pode ser confeccionado em formato de relógio onde a organização obedeça a sequência das atividades de forma que o aluno associe a realização das atividades à ideia de tempo. O recurso pode ser confeccionado com papel cartão colorido e com as imagens que representem os eventos do dia. As Rotinas podem ser elaboradas também com desenhos da criança fazendo as atividades ou figuras que representem as mesmas, pois estamos visualmente falando. Também pode ser feita uma Rotina com fotos onde tenha a demonstração das atividades na ordem que serão realizadas até o término do período escolar.