- por Júlia Eugênia Gonçalves Psicopedagoga com formação em mestrado pela UFF./RJ
- A qualidade do raciocínio, ou seja, se a criança se encontra no período operatório ou pré- operatório segundo a teoria proposta por Piaget. Isso pode ser inferido pelas explicações que dá para seus atos, resoluções, perdas, etc. por meio da linguagem ou por estratégias de resolução de situações problemas.
- As crianças que se situam no período pré-operatório possuem as seguintes características:
- Não conseguem lidar com duas fontes de informação ao mesmo tempo;
- Não possuem reversibilidade mental;
- Ainda estão muito presas ao seu próprio ponto de vista;
- Têm uma causalidade egocêntrica.
- Aquelas que se encontram no período operatório, possuem as seguintes características:
- São capazes de lidar com duas ou mais fontes de informação ao mesmo tempo;
- Possuem pontos de vista diversificados, sendo capazes de se colocar no lugar do outro;
- Maior flexibilidade mental;
- Causalidade reversível.
- O período pré-operatório é sub dividido em duas etapas, quais sejam o sub -período simbólico, que dura até cerca de 4, 5 anos de idade e o sub-período intuitivo, que dura até 6,7 anos de idade. Este último, por sua vez, é sub-dividido em dois estágios: intuitivo global e intuitivo articulado.
- A criança que se encontra no período pré-operatório, sub-período intuitivo articulado, pode ser alfabetizada porque já é capaz de estabelecer correspondências unívocas e bi-unívocas, fundamentais para que as relações letra- som se estabeleçam. Antes desta fase é precoce seu ingresso nas classes de alfabetização.
- Como a idade cronológica não é a única condição para que a alfabetização tenha início, conhecer a teoria piagetiana é fundamental para o docente ou especialista que pretende atuar diretamente com alfabetizandos