Adaptações em Sala de Aula para estudante com TEA

Adaptações para o Estudante na Inclusão

 
  • Por prof.Diane Marli
 
  • Dentro do processo do aprendizado do aluno de Inclusão é necessário o emprego de ferramentas, que vem proporcionar planejamento e efetividade. É fundamental que toda a equipe pedagógica envolva-se no acompanhamento do processo de evolução do estudante, com o traçar de metas, objetivos, avaliação diagnostica, plano de ensino e metodologias diferenciadas.
  • Conhecer o estudante – família (comportamento em casa), médicos que o acompanham, profissionais especializados,terapias , terapeutas...
  • 1. Comportamento – Agressividade, birra, insegurança
  • 2. Locomoção - utiliza-se de transporte coletivo, como é sua reação
  • 3. Gostos - seus interesses, seus focos...
  • 4. Sono -  eficácia, quantas horas
  • 5. Seletividades alimentar
  • 6. Adaptação de Materiais – (lápis, cadeira, mesa, apoio para os pés, plano inclinado)
  • 7. Uso de medicação
  • 8. DPS – Qual área? Hiper/ Hipo?
 
  • Conhecer - Competências/ Habilidades
  •    Comunicação – Linguagem expressiva (fala) Receptiva (compreensão) verbal, semi verbal, ecolalia
  • 2 Habilidades Sociais – Contato com o outro, como reage as regras sociais;
  • 3 Habilidades para brincar – como manipula o brinquedo, brinca com os brinquedos de forma funcional, tem fixação por determinado brinquedo;
  • 4 Habilidades motoras – eficiência motriz, andar pelos espaços, motricidade fina/global;
  • 5 Processamento Sensorial – Visual, auditivo, gustativo, Tátil, olfativo;
  • 6 Estereotipias – quais? quando?
  • 7 Acadêmica – Língua portuguesa, Matemática... (Lê, reconhece vogais, alfabeto, junções, lê, nível silábico... Matemática (numerais até ... , oralmente, associa/ quantidade)
  • Abraços Inclusivos!
  • prof.Diane Marli

Redes Sociais:
Visitantes: 500

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *