- Adaptações para o Estudante
- Por prof. Diane Marli
- Dentro do processo do aprendizado do aluno de Inclusão é necessário o emprego de ferramentas, que vem proporcionar planejamento e efetividade. É fundamental que toda a equipe pedagógica envolva-se no acompanhamento do processo de evolução do estudante, com o traçar de metas, objetivos, avaliação diagnostica, plano de ensino e metodologias diferenciadas.
- Conhecer o estudante – família (comportamento em casa), médicos que o acompanham, profissionais especializados, terapias , terapeutas...
- Comportamento – Agressividade, birra, insegurança
- Locomoção
- Gostos
- Sono
- Adaptação de Materiais – (lápis, cadeira, mesa, apoio para os pés, plano inclinado)
- DPS – Qual área? Hiper/ Hipo?
- Conhecer - Competências/ Habilidades
- Comunicação – Linguagem expressiva (fala) Receptiva (compreensão) verbal, semi verbal, ecolalia
- Habilidades Sociais – Contato com o outro, como reage as regras sociais;
- Habilidades para brincar – como manipula o brinquedo, brinca com os brinquedos de forma funcional, tem fixação por determinado brinquedo;
- Habilidades motoras – eficiência motriz, andar pelos espaços, motricidade fina/global;
- Processamento Sensorial – Visual, auditivo, gustativo, Tátil, olfativo;
- Estereotipias – quais? quando?
- Acadêmica – Língua portuguesa, Matemática... (Lê, reconhece vogais, alfabeto, junções, lê, nível silábico... Matemática (numerais até ... , oralmente, associa/ quantidade)
- Adaptação de metodologias e encaminhamentos/ Questões comportamentais
- Estabelecimentos de metas e objetivos a curto, médio e longo prazo (permanência em sala, execução de tarefas (2 tarefas, 3 tarefas...)
- Ensino de comportamentos aceitáveis – (regras de sala de aula)
- Desestruturação – Estímulos antecedentes e conseqüentes
- Autonomia e independência - Estipular metas e estratégias para comportamentos alvos sempre de forma gradativa ( com dicas reforçando cada conquista)
- Reforço positivo – Ganhar elogios, momentos no parquinho, brincar com massinha, caixa de percepção sensorial, para manutenção ou modificação do comportamento, motivar elogiar o sucesso ..
- Abraços Inclusivos!
- prof. Diane Marli