O contato com os livros antecedendo a leitura
  • Para a entrada do estudante no mundo das letras é importante ampliar o contato e o interesse deste  por letras, palavras, textos e livros. Para isso, o profissional pode reforçar diferencialmente comportamentos relacionados com leitura e escrita. Por exemplo, damos um livro infantil na mão do educando e reforçamos as respostas de folhear o livro, apontar e nomear imagens, acompanhar a leitura do adulto com o dedo nas palavras, etc. Deve-se dar as ajudas necessárias para a criança emitir estas respostas e disponibilizar o reforço imediatamente após a resposta pedida com ou sem ajuda.
 
  • Em um contexto de ensino incidental pode-se apresentar brinquedos e jogos que incluam letras e palavras, por exemplo: dominós, jogos da memória, quebra-cabeças, etc. Os livros infantis com ênfase no lúdico também contribuem muito para o aumento do interesse por estes materiais. Livros com imagens em alto relevo, sons, texturas, imagens com movimento, enfim, o exagero do lúdico nesta etapa é fundamental para garantir a motivação.
 
  • fonte - De Rose, J. C. (2005). Análise Comportamental da Aprendizagem da Leitura e Escrita. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 1, 29-50. 
Abraços Inclusivos!!
Redes Sociais:
Visitantes: 304

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *