Estratégias de Ensino – Cadeia Comportamental e Encadeamento
  • CBI of MIAMI/ Aída Teresa dos Santos Brito, Natalie Brito Araripe
 
  • Cadeia Comportamental e Encadeamento
  •  Um procedimento bastante utilizado por analistas do comportamento para o ensino de habilidades funcionais da vida. Existem três tipos de procedimentos de encadeamento:
  • 1. Encadeamento para frente.
  • 2. Encadeamento de trás para frente.
  • 3.Apresentação total da tarefa.
 
  • No entanto, antes de abordarmos os procedimentos, devemos conceitualizar a unidade básica do encadeamento: a cadeia comportamental. Quando utilizamos o comportamento como unidade de análise, podemos nos questionar se a análise daquela ação é suficiente ou se necessitaremos analisar vários comportamentos encadeados. Amarrar o sapato, por exemplo. Você consegue pensar em quantas respostas esse comportamento envolve? Vamos lá:
 
  • 1.Pegar os dois lados do cadarço com as duas mãos.
  • 2. Levantar as duas mãos, esticando os cadarços.
  • 3. Passar um cadarço por dentro do outro.
  • 4. Puxar os cadarços.
  • 5. Dobrar os cadarços fazendo “orelhas”.
  • 6. passar uma orelha por dentro da outra.
  • 7. Puxar as orelhas.
 
  • A cadeia pode ser maior ou menor do que a descrita acima, a depender da unidade de análise escolhida. Uma pergunta que se faz essencial acerca desse conteúdo é: que comportamentos estão relacionados à autonomia do sujeito?
  • Habilidades funcionais podem ser bastante desafiadoras para pessoas com TEA. São classes de comportamentos que têm sub-componentes comportamentais, os quais são encadeados. Outra característica da cadeia é o fato de que o maior reforçador é obtido ao final da cadeia apenas. Exemplo: Ficar limpa após a cadeia “tomar banho”. Isso acaba gerando um custo de resposta muito alto e frustração para muitas pessoas. Cadeia comportamental é “uma série de respostas discretas, em que cada uma delas está sob controle de um determinado Sd. As respostas discretas, quando executadas adequadamente, produzem como consequência reforçadores, que funcionam como Sd para a resposta seguinte”.
 
  • As cadeias comportamentais servem para o ensino de diversas habilidades funcionais, tais quais: habilidades de autocuidado, habilidades de lazer e habilidades vocacionais. O procedimento de decomposição de uma cadeia comportamental é chamado análise de tarefas. A análise de tarefas deve contemplar todos os componentes da cadeia, pode ser feita com mais ou menos componentes, sendo que, a que possui mais componentes abrangerá abordagens discretas que o sujeito não apresenta. Uma análise de tarefas pode ser realizada de três formas diferentes:
 
  • - Observar alguém cumprindo a tarefa.
  • - Consultar alguém experiente na tarefa.
  • - Construir a tarefa e observar seu cumprimento.
 
  • Existem duas maneiras de se realizar uma avaliação (linha de base) da execução da tarefa:
  • 1. Procedimento de oportunidade única: Fornecemos uma oportunidade para o sujeito emitir toda a cadeia e não interferimos na sua execução.
  • 2. Procedimento de oportunidades múltiplas: Quando o aluno erra ou não sabe, o professor realiza aquela parte da cadeia para ele.
 
  • Vamos agora falar dos procedimentos de ensino de encadeamento:
  • 1. Encadeamento para frente: Nesse procedimento, ensina-se as respostas discretas da cadeia na ordem em que elas ocorrem. É um procedimento bastante eficiente no ensino do brincar.
  • 2. Encadeamento de trás para frente: Nesse procedimento, a última resposta da cadeia é a primeira a ser ensinada. Muito útil no ensino de diversas habilidades funcionais.
  • 3. Apresentação total da tarefa: Nesse caso, abordamos todos os componentes da tarefa como se fossem uma única unidade. Todas as respostas podem ser alvo de ensino. Útil para o ensino de repertórios vocacionais.
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