Atividades de respiração consciente para as crianças
Ficar quieto e se concentrar na respiração tem o potencial de colaborar com o aprendizado e com o bem-estar do aluno. O problema dessa prática para quem ensina crianças pequenas é a palavra “ainda”. Para muitas delas, ficar sentadas, quietas, e prestar atenção na maneira como se respira pode parecer muito chato. Para ser uma prática eficaz, é importante demonstrar que a atenção plena é uma ferramenta, não um castigo. É possível trazer os benefícios da prática da respiração para as crianças de maneiras diferentes, que possam estimular sua curiosidade e criatividade. Confira:
Transforme pedrinhas em “amigas da barriga”: Quando nos sentimos assustados ou nervosos, nossa respiração geralmente é superficial e rápida. Quando enchemos a barriga para respirar, isso ajuda a garantir que o ar esteja enchendo todo o caminho até o estômago. Ter algo tangível é útil para as crianças visualizarem a ideia de respiração é a proposta aqui: criar “amigas da barriga” é uma maneira simples de controlar esse tipo de respiração. Basta oferecer a cada criança uma pedrinha simples, e convidá-la a personalizá-la com decorações.
Quando cada aluno tem seu próprio “companheiro” de barriga, ele pode ser convidado a deitar e notar a pedrinha subir e descer enquanto guia sua respiração para dentro e para fora de sua barriga. Vale colocar músicas calmas, em som ambiente, durante a atividade.