- Olá colegas, como prometi, irei repassando informações dos temas que abordamos nas palestras, mas de forma mais fragmentada. Neste post, vamos iniciar com o Córtex Cerebral, para então em outra postagem falarmos do Processamento Sensorial.
- Córtex Cerebral – Essa grande área, chamamos de córtex cerebral. O Córtex tem um aspecto enrugado – Ao invés de ter uma parte lisa ele tem protuberâncias e dobras, isso é extremamente útil, porque isso permite que o córtex , tenha uma maior área de superfície e isso vai permitir que ele tenha mais espaço para + neurônios e aumento da sua massa celular.
- Hemisférios – Geralmente dividimos o córtex cerebral em 4 diferentes Lobos cerebrais
- Lobo Frontal – O 1º deles é o Lobo Frontal. (LARANJA)
- Lobo Parietal – A próxima área é O Lobo Parietal, (VERDE)
- Lobo Occiptal – Atrás, temos o Lobo Occiptal, (ROSA)
- Lobo Temporal – por último, temos o Lobo temporal (AZUL)
- CÓRTEX Motor Se vc pudesse acessar essa área e estimulasse poderia fazer que a mão de uma pessoa se contraísse, ou por ex. fazer com que a perna dela se movesse, apenas com estímulo elétrico dessa região do cérebro.
- PRÉ- FRONTAL – O Lobo Frontal também contém o córtex pré-frontal. Esta parte do cérebro, é responsável, pelo que chamamos de funções executivas. Coisas como pensamento e resoluções de problemas. (tudo isso acontece no córtex pré-frontal). Não só isso, mas ele também ajuda a supervisionar e dirigir todas as áreas do nosso cérebro.
- ÁREA DE BROCA (fala) – Outra parte do Lobo Frontal que vale a pena mencionar é a área de broca. Essa parte do cérebro que está associada com a produção da fala.
- LOBO PARIETAL – Essa parte do córtex cerebral é importante para muitas funções.
- Córtex Somatossensorial - Uma parte importante do Lobo Parietal é o córtex Somatossensorial. Essa parte do cérebro está associado com os sentidos, pois recebe informações de todo o corpo. (toque, pressão, temperatura e dor).
- Córtex MOTOR – Nos auxilia a pegarmos uma xícara de café, mas o Córtex Somatossenssorial, nos permite sentir a pressão dessa xícara de café, ou nos dizer o quanto ela está quente.
- Córtex Sensório- Motor
- Áreas relacionadas, mesmo que estejam em Lobos diferentes do cérebro, estão muito próximos, na verdade um ao lado do outro.
- Lobo Frontal – Neste lado temos o Córtex Motor
- Lobo Parietal – A direita, muito próximo a ele, temos o Córtex Somatossenssorial
- Córtex Sensório- Motor - Juntos os dois podem então ser pensados como Córtex Sensório Motor.
- Lobo Parietal – Também é responsável pelo pensamento e percepção espacial. Nos ajuda na orientação do espaço tridimensional. Não só nos ajuda a entender onde estamos no espaço, mas a compreender o espaço em torno de nós. Xícara de café – a minha frente.
- córtex pré frontal, para planejar o movimento
- Córtex motor para executar o movimento, sentir
- Córtex parietal – para me dizer que a xícara está bem a minha frente (andar na casa, nos espaços, na cidade...)
- Lobo Occipital – O Lobo Occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas a visão. Nós captamos a luz por meio dos nossos olhos, que estão localizados a frente de nossa cabeça, e depois de coletada essa informação ela é transportada até a parte de trás do cérebro para o correto processamento, só então podemos dizer que enxergamos alguma coisa.
- Córtex Estriado - Se essas células forem observadas a partir de um microscópio, elas irão parecer estar riscadas ou estriadas.
- Lobo Temporal – O último Lobo que vemos é o Lobo Temporal. Essa parte do nosso cérebro é responsável pelo processamento auditivo. Como no caso da visão no Lobo Occipital, a informação chega em nossos ouvidos, é processada em no córtex temporal.
- Área de Wernicke – Outra área importante no Córtex Temporal, é o que chamamos de Área de Wernicke. Quando falamos no Córtex Frontal, falamos de área de Broca, dissemos que ela está responsável pela produção da fala. Já a Área de Wernicke é responsável pela recepção e compreensão da linguagem.
- Os diferentes Lobos executam muito mais funções do que essas aqui, não obstante, estas aqui listadas nos dão uma visão geral sobre as funções do Córtex cerebral.
- Abraços Inclusivos!