AEE – Estimulação Visual

MATERIAL:

1. Sala de aula / Sala de atendimento / ambiente iluminado

2. Luzes (natural e artificial)

3. Recursos em branco e preto e/ou contrastantes

 

OBJETIVO:

– Com a realização desta atividade a criança será capaz de perceber, tomar consciência e buscar a fonte luminosa e/ou contraste.

 

ATIVIDADE 1 – COM LUZ SOLAR OU LUZ AMBIENTE

Utilizam-se contrastes entre obscuridade e claridade:

a) Fechar e abrir a janela, fazendo com que a criança perceba que a luz do sol lhe chega até os olhos;

b) Com ajuda do espelho, fazer com que a luz solar se reflita no rosto da criança;

 

ATIVIDADE 2 – COM LUZ ARTIFICIAL DA LANTERNA

a) Fazer jogos de luzes, focando o rosto da criança com movimentos horizontais e verticais (lentamente, partindo sempre do centro para fora), motivando a busca, ou no nível ocular ou manipulativo (se sua motricidade o permite).

b) Para motivá-la a permanecer olhando para a luz da lanterna, você poderá acrescentar focos intermitentes (apagando e acendendo a lanterna com pequenos intervalos) utilizando filtros (pode ser papel acetato ou celofane colorido) ou lâmpadas coloridas.

c) Utilizar a luz natural ou artificial através de objetos brilhantes: colocar os objetos brilhantes na entrada da luz solar, girando-os para que possam refletir mais a luz e favorecer uma melhor visualização para a criança.

 

ATIVIDADE 3 – OBJETOS DE CORES INTENSAS E CONTRASTANTES

a) Apresentar os objetos aproximando-os dos olhos da criança, estimulando-a a pegar e manuseá-lo, para que, posteriormente, a criança seja capaz de captar a presença de um objeto, reconhecê-lo e/ou identificá-lo (mesmo que parcialmente).

Observação:

1. A tonalidade cromática do objeto deverá contrastar com o fundo ambiental ou se o objeto tiver mais de uma cor, sua combinação precisa ser diferenciada.

2. Manter repetidos contatos visuais com os estímulos apresentados, tanto em forma estática como em movimento, respeitando o campo visual da criança e a distância a qual possa perceber o objeto.

3. Nos casos onde exista maior visão em um olho, apresentaremos os estímulos no campo visual dominante.

4. Realizar seguimento do objeto em movimento horizontal, vertical, diagonal e circular (sempre iniciando com pequenas pausas na parte central).

5. Localizar o objeto, assinalar ou indicar de onde está ou pegá-lo é fundamental para organização cognitiva da criança.

6. Discriminar entre dois ou mais objetos facilita associar, pode optar e fazer demandas, naquelas crianças com graves dificuldades na expressão verbal.

Fonte: https://www.especiaismomentos.com.br/2009/01/sugestes-de-atividades-para-estimulao.html
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