- Olá colegas,
- A leitura labial é um talento especial que exige paciência para dominar. Ninguém consegue ler já na primeira tentativa, então este artigo lhe dará alguma ajuda.
- Assista à TV, preste atenção em como as pessoas movem os lábios quando falam.
- Também assista ao noticiário porque os jornalistas são treinados para falar de forma mais clara do que as pessoas normais. Não tente isso com desenhos, você provavelmente entenderá o porquê.
- As pessoas não notarão se você mantiver distância. Parecerá que você estará simplesmente olhando para o resto delas, e não para seus lábios. Mas se for mais de perto, as pessoas notarão.
- Tente isso com os amigos e a família. Aumente o desafio depois de algum tempo ao tentar adivinhar o que as pessoas em lanchonetes ou no ônibus estão dizendo.
- Não desanime; leva algum tempo até aprender!
- Será difícil no começo tentar adivinhar as frases já que algumas palavras são bem parecidas (não, cão, tão, etc.), então você terá que se guiar usando o resto da frase para poder adivinhá-las.
- Quando você assistir à TV, certifique-se de assistir à pessoas reais, e não desenhos. Os desenhos não tem movimentos labiais realísticos, apenas um abre-e-fecha que nem sempre forma palavras.
- Assista à séries de TV ou filmes que você já tenha visto e que esteja familiarizado (a maioria das pessoas costuma ter algum favorito que já viu várias vezes), mas com o volume mudo. Observe os atores e veja se consegue acompanhar o diálogo apenas observando suas bocas/lábios atentamente. Evite usar cenas, ações e ambientes para conseguir dicas do diálogo se você está muito familiarizado com o que você está assistindo, porque você pode, inconscientemente, usar esses sinais para completar mentalmente o diálogo, em vez de realmente ler as falas nos lábios dos atores.
- Quando as pessoas gritarem, suas bocas ficarão mais abertas e ficará muito mais difícil conseguir ver o que elas estão dizendo.
- Usar músicas de seriados ou vídeos não é uma técnica muito confiável para iniciantes para aprender a leitura labial, pois geralmente as palavras e as sílabas são exageradas, alongadas ou abreviadas para caber na melodia, ou então são murmuradas ou simplesmente têm um sotaque ou uma pronúncia fora do comum. Essa é uma dica que também se aplica ao aprender uma língua estrangeira. Na próxima vez que tiver a oportunidade de ver um cantor se apresentando, ouça-o e preste atenção a esses exemplos. (E não esqueça que a maioria dos videoclipes musicais são feitos enquanto os cantores fazem sincronia labial — a música gravada é colocada por cima quando o vídeo vai para a pós-produção.)
- Quando você vir esses vídeos no computador, coloque o volume no mudo e tente entender o que as pessoas estão dizendo.
- Tente conseguir uma transcrição da série de TV para acompanhar enquanto assiste. Você poderá usá-la caso se perca, não entenda ou não consiga discernir uma palavra ou frase, ou então use como um meio de se testar.
- Observe atentamente as ações e rostos e então observe os lábios
- Abraços inclusivos!