Livro de Experiências
  • Trabalhando com Linguagem
 
  • Pessoal, encontrei este post em um blog bem legal da Nadja Favero e quero deixar para vocês. São “livros de Vivência” que ajudam no desenvolvimento da linguagem, essa atividade pode ser realizada com os pais (em casa), ou no AEE.
 
  • O desenvolvimento da linguagem é parte extremamente importante (lembrando que linguagem e fala não são a mesma coisa!) no desenvolvimento de qualquer pessoa, seja autista, ou não. NO autismo existem maiores dificuldades nesta questão, portanto são parte central do currículo ABA (recomenda-se inicialmente 80%)!
  • Estes livros são um recurso simples e divertido de se fazer em família: Um passeio, um aniversário, uma viagem, enfim, qualquer evento que tenha sido agradável.Tire fotos de todos os momentos, selecione algumas, insira uma legenda e mande plastificar. Colocar em um álbum de fotos desses de 1,99 também funciona e fica mais em conta. Em TEAs de baixo funcionamento, recomendo que se os livros sejam feitos com ênfase no vocabulário e na construção sintática simples (pequenas frases como: B viu a vaca). Ao mesmo tempo, torne divertido tentando faz-lo associar a imagem ao momento vivido. Nos TEA de alto Funcionamento, as vezes ocorre que há uma fluência de 100% na linguagem receptiva mas pouco domínio de linguagem expressiva e capacidade semântica. Nestes, sugiro que se peça para tentar fazer inferências, ajudando a descrever como se sentiu em cada “foto”. Agora, Independente do Grau de Autismo, Verbal ou não, frise bem os seguinte:
 
  • O QUE
  • ONDE
  • COMO
  • QUANDO
  • PORQUE (não necessariamente nesta ordem.0
 
  • Lembretes:
  • Essa atividade é para ser divertida para a família inteira. Para crianças que ainda não mantém a capacidade de narrar fatos passados, coloque na ordem cronológica dos eventos, mas deixe-a contar, inicialmente do jeito que ela conseguir, oferecendo dicas do tipo: Sim, primeiro a gente viu um lago bem grande, depois vimos as vacas, e etc. Va mostrando no livro, ao mesmo tempo que fala. Coloque entonação apropriada, brinque com o que aconteceu no momento (por exemplo, a mãe caiu enquanto tirava o leite da vaca), ria bastante, enfim, se divirtam!
  • Não se frustre porque ele não conseguiu falar ou não conseguiu demonstrar alguma coisa.
 
  • Fonte Nadja Favero/
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