- O que é aprender para a Neurociência?
- Conforme nosso pensar, nosso viver, nosso agir, há mudanças no cérebro. É o processo de aprendizagem. São modificações que ocorrem no cérebro conforme nossas vivências. As sinapses são responsáveis por transmitir as informações de uma célula para outra célula, as conexões entre neurônios, são as sinapses, que remodelam o que acontece no seu cérebro em função do aprendizado.
- Onde guardamos as informações que apreendemos?
- Na memória. É a memória que recebe informação de diversas fontes, recebidas através do sistema sensorial.
- O que é plasticidade neural?
- É uma característica única em relação a todos os outros sistemas orgânicos. Éa capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir da experiência e do comportamento do indivíduo. A plasticidade neural permite que uma determinada função do Sistema Nervoso Central possa ser desenvolvida em outro local do cérebro como resultado da aprendizagem e do treinamento.
- A partir de determinados estímulos, mudanças na organização e na localização dos processos de informação podem ocorrer.Como ocorre a plasticidade neural?
- Através da aprendizagem. Desde o nascimento até a fase adulta, várias conexões neurais ocorrem para o desenvolvimento normal e evolutivo. A plasticidade neural é natural e essencial para o aprendizado, para o desenvolvimento das funções neuropsicológicas e motoras do indivíduo. Assim, é possível continuar a estimular o indivíduo, seja por meio de psicoterapia, de exercícios específicos e de treinamentos, de maneira que quanto maior a quantidade de estímulos, melhor será o nível de funcionamento.
- Quais os benefícios da neuroplasticidade na prática metodológica?
- A neuroplasticidade fortalece as estruturas de desenvolvimento da aprendizagem, pois a plasticidade cerebral permitindo que o cérebro se adapte de forma a criar alicerces para situações de aprendizagem. Aplicar princípios da neuroplasticidade pode ajudar estudantes com dificuldades de aprendizagem e distúrbios de atenção a melhorar as suas capacidades de funcionamento cognitivo.