Adaptação de metodologias e encaminhamentos
A adaptação de conteúdos serão trabalhados a partir do conhecimento e habilidades que o estudante já possui. Segue-se com os mesmos conteúdos da turma, porém adaptando as atividades e o material didático que o estudante utilizará. Utilizando–se de:
- 1. Linguagem Visual - dicas visuais, objetos 3D, uso do computador/ imagens, pasta de apoio, (figuras, atividades com papel selal)
- 2. Modelo – Colocar exemplos a serem seguidos na realização de atividades
- 3. Flexibilização quanto a quantificação – Utilizar –se de diminuição da quantidade de questões
- 4. Flexibilização temporal – Diminuir o tempo de cada atividade, valorizando o conteúdo
- 5. Dicas de interpretação – Utilizar –se de cores diferenciadas para dar dicas das respostas
- 6. Aprendizagem concreta (sem grandes abstrações)
- 7. Aprendizagem sem erro – Ajudas físicas, visuais, auditivas, gestuais
- 8. Interesses restritos – aproveitamento como forma de aprendizagem
- 9. Uso de instruções claras, diretas e simples para cada tarefa orientada.
- 10. Fragmentação das atividades – Dividir as tarefas em partes, aumentando as dificuldades gradativamente;
- 11. Previsibilidade – Rotina diária - Utilizar estímulos visuais para o estabelecimento de rotina e instruções;
- 12. Reforço positivo – Ganhar elogios, momentos no parquinho, brincar com massinha, caixa de percepção sensorial,
- 13. Avançar para o próximo conteúdo somente quando já estiver dominado o conteúdo anterior. (situações problemas, após domínio das operações)
- 14. Avaliação em seus progressos individuais (sem comparação com a turma)