Adaptações para o Estudante na Inclusão
- Por prof.Diane Marli
- Dentro do processo do aprendizado do aluno de Inclusão é necessário o emprego de ferramentas, que vem proporcionar planejamento e efetividade. É fundamental que toda a equipe pedagógica envolva-se no acompanhamento do processo de evolução do estudante, com o traçar de metas, objetivos, avaliação diagnostica, plano de ensino e metodologias diferenciadas.
- Conhecer o estudante – família (comportamento em casa), médicos que o acompanham, profissionais especializados,terapias , terapeutas...
- 1. Comportamento – Agressividade, birra, insegurança
- 2. Locomoção - utiliza-se de transporte coletivo, como é sua reação
- 3. Gostos - seus interesses, seus focos...
- 4. Sono - eficácia, quantas horas
- 5. Seletividades alimentar
- 6. Adaptação de Materiais – (lápis, cadeira, mesa, apoio para os pés, plano inclinado)
- 7. Uso de medicação
- 8. DPS – Qual área? Hiper/ Hipo?
- Conhecer - Competências/ Habilidades
- 1 Comunicação – Linguagem expressiva (fala) Receptiva (compreensão) verbal, semi verbal, ecolalia
- 2 Habilidades Sociais – Contato com o outro, como reage as regras sociais;
- 3 Habilidades para brincar – como manipula o brinquedo, brinca com os brinquedos de forma funcional, tem fixação por determinado brinquedo;
- 4 Habilidades motoras – eficiência motriz, andar pelos espaços, motricidade fina/global;
- 5 Processamento Sensorial – Visual, auditivo, gustativo, Tátil, olfativo;
- 6 Estereotipias – quais? quando?
- 7 Acadêmica – Língua portuguesa, Matemática... (Lê, reconhece vogais, alfabeto, junções, lê, nível silábico... Matemática (numerais até ... , oralmente, associa/ quantidade)
- Abraços Inclusivos!
- prof.Diane Marli