Intervenções pedagógicas e Mielomeningocele
  • Participantes:  Diane Marli LemesPereira [1]
  • Unidade educativa: Escola Municipal  Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
  • Orientadora:Dulce Dirclair Huf Bais[2]
  • Instituição de Ensino Superior:Universidade Federal do Paraná- UFPR
  • Curitiba – PR – 2012
 

Intervenções pedagógicas para um estudante com Mielomeningocele

 
  • A inserção do aluno com necessidade educacional especial na escola regular tem sido considerada como perspectiva de interesse no Brasil. Diante desse cenário, é possível observar uma transformação gradual no contexto educacional dos alunos com deficiência. Este projeto teve a participação de profissionais do atendimento educacional especializado, professores envolvidos no ensino de alunos com deficiências decorrentes de mielomeningocele e três dos estudantes com sequelas de mielomeningocele, matriculados no ensino regular em escolas da rede municipal de ensino de Curitiba-PR. A idade dos alunos variou de 8 a 10 anos, sendo dois alunos do sexo masculino e uma do sexo feminino, cursando em o 3º ao 5º ano do ensino fundamental.
 
  • No processo de inclusão são vários os desafios que estes estudantes podem vivenciar. Ampliar as habilidades funcionais é primordial para os avanços desses estudantes no contexto escolar. O desafio das unidades educacionais envolvidas neste projeto foi a investigação da doença, a ampliação das habilidades funcionais dos estudantes com mielomeningocele e a promoção de estratégias para essa clientela no espaço de atendimento educacional especializado, desde a sala de recursos multifuncionais até o professor do ensino comum. Os reforços positivos, ao término das tarefas realizadas, contribuíram para a sua autoimagem, bem como, favoreceram um melhor desempenho. Foram delegadas responsabilidades e tarefas, de forma gradativa e compatível às suas possibilidades, ampliando o seu nível de autonomia.
 
  • As dificuldades na identificação das necessidades educacionais demonstraram ser um fator precursor de problemas no desenvolvimento escolar do aluno, considerando que, uma vez não identificadas as reais necessidades, os professores não efetivam as adaptações necessárias, a fim de proporcionar uma maior independência e autonomia do aluno no contexto escolar. Mediante o desenvolvimento das estratégias relatadas neste trabalho, professores, alunos e familiares apresentaram maior engajamento para a inclusão almejada, maior capacidade de participação social e maior potencial de interação pessoal. Tais resultados sinalizam para a necessidade da efetivação de novos projetos dessa natureza e a continuidade das práticas pedagógicas aqui registradas.

[1]Professora Diane marli Lemes pereira especialista no atendimento educacional especializado da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

[2]Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Universidade Federal do Paraná.

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