Plano de ação pedagógica utilizando recursos da Web
 

  Onde está isso?

     
  • Jogo: Onde está isso?
 
  • Período de desenvolvimento da atividade
  1. A atividade será realizada no período de dois atendimentos (uma hora, semanal)
 
  • Descrição da atividade

O estudante deverá procurar onde está o pedacinho da imagem que aparece no quadradinho, na foto inteira.  Quando encontrar, dará um “clique”  sobre a imagem.  Se acertar, ouvirá  um som e aparecerá mais uma parte para encontrar. São seis em cada jogo. Toda vez que jogar, vão aparecer pedaços diferentes para encontrar. 

 
  • Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade

Atenção, memória , estimulação visual, percepção  viso-motora, movimentos dígito-manuais e exploração visual e tátil, coordenação viso-motora, destreza

 
  • Habilidade a ser desenvolvida
Atenção, memória visual, discriminação visual, discriminação de detalhes,  destreza manual ( uso do mouse), funções psicomotoras...  
  • Objetivos 
 
  1. Estimular funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal;
  2. Comparar características dos objetos para formação de pares;
  3. Discriminar atributos dos objetos quanto à cores;
  4. Discriminar semelhanças e diferenças;
  5. Ampliar seu vocabulário;
  6.  Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
   
  • Conteúdo
 
  1. Discriminação visual: A habilidade para usar o sentido da visão para perceber e comparar as características de itens diferentes e para distinguir um do outro.
  2. Coordenação motora fina: Capacidade de realizar e dominar os movimentos da mão e dos dedos, como realizar pressão digital, preensão digito palmar, preensão em pinça, etc.
  3. Coordenação viso-motora: Capacidade de coordenar a musculatura com o ato de olhar a imagem e a utilização do mouse.
  4. Memória viso-motora: Capacidade de reproduzir de forma motora experiências visuais anteriores.
 
  • Desenvolvimento da atividade
 
  1. Através de navegação e pesquisa prévia realizada pelo estudante, dos sites sugeridos pelo professor;
  2. Oportunizar espaço de tempo suficiente para esta pesquisa, sem intervenções, para que o educando “sacie” sua vontade e curiosidade no manuseio das ferramentas (mesmo em tempos avançados com o uso da tecnologia, alguns estudantes não dispõe destes recursos em suas casas. / O estudante citado não possui computador em casa.)
  3. Em diálogos durante a navegação pelos sites, como na orientação do professor da proposta ao estudante, nas conversas informais durante o desenvolvimento das atividades o repertório vocabular é enriquecido e ampliado.
  4. Para a discriminação de detalhes na primeira fase e segunda fase (lápis/ retalhos), utilizar as cores variadas para verificação e assimilação das cores. Pode-se utilizar outras propostasrelacionadas ao tema, com materiais manipulados (Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo) e finalizar com o uso da atividade no computador.
  5. Utilização do jogo de varetas, trocando as varetas por uma caixa de lápis coloridos, para o aprimoramento da destreza manual.
  6. Registro através  Office
 
  • Estratégias de acompanhamento da atividade:
 

1° Atendimento - No espaço da Sala de Recursos Multifuncionais, * Pedro 10 anos, DI, navegou  em sites diversos sugeridos e com mediação da professora de atendimento educacional especializado Diane Marli Lemes Pereira. O site e atividade sugerida partiu da  a professora e Pedro q aceitou de bom grado.

2° Atendimento – Execução da atividade: No espaço da Sala de Recursos Multifuncionais, a professora do Atendimento Educacional Especializado orientou o estudante para a realização da atividade solicitada. Pedro mostrou-se entusiasmado diante da proposta. No início, apresentou grande dificuldade para encontrar a imagem solicitada. Foi necessário nova explanação e reinicio da proposta, que em um segundo momento com mediação da regente o estudante começou a compreender a consigna. Em continuidade na resolução, Pedro enfim interpretou o enunciado, vibrando a cada acerto. Através do ensaio e erro, tornou-se mais ágil discriminando os detalhes passando para as fases seguintes. 

O jogo de varetas com a utilização da caixa de lápis de cor, foi realizado antecipadamente a atividade proposta. Um atendimento anterior e o registro no Word, em atendimento posterior a execução da atividade e deu-se em forma de aprender a copiar e colar os desenhos, visto que o estudante ainda não está alfabetizado.

 
  • Observações
 

Confesso que no início da atividade, minha previsão era que o estudante permanecesse na primeira atividade, devido ao tempo que necessitou para a assimilação do conceito. Não obstante, após a interiorização da proposta, o estudante avançou para a segunda fase, conseguindo a efetivação da proposta até a terceira fase, que devido a maior complexidade, necessitando de um tempo maior.

O trabalho com jogos com o uso do computador foi muito significativo para Pedro, que mesmo com suas dificuldades  atingiu o objetivo proposto. Para o registro da atividade no Microsoft Word 2003, o estudante demonstrou grande alegria na aprendizagem de copiar as gravuras e colar. Fizemos a impressão da imagem e o mesmo levou para sua casa. A Internet  também  pode  ser  usada  como  um recurso  que  vem  de  encontro  as expectativas   de mudanças, pois  ela  revoluciona o processo  ensino-aprendizagem, no  qual  o estudante tem acesso as informações, tem autonomia  de buscar  o conhecimento  e racionalizar  o tempo. O Computador em sala de aula, não só a escola sai ganhando com seu  uso, mas  também  a  sociedade.

      *Pedro – nome fictício /Atendimento educacional especializado/ professora Diane Marli Lemes Pereira
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