- Olá colegas,
- por Diane Marli
- Sabemos que o processo de alfabetização não é simples e nossas crianças autistas podem enfrentar dificuldades peculiares no desenvolvimento atrasando e prejudicando este processo, porém é importante ressaltar que pode ser possível e que no decorrer dos anos, com estimulação adequada, a criança apresente evolução significativa, alcançando sucesso no processo de alfabetização.
- Mas por onde começar? Como fazer? Quais atividades devo preparar? São perguntas que nos fazemos quando nos deparamos com o autismo. Primeiro é preciso identificar quais os pré requisitos necessários para a atividade planejada e quais habilidades a criança apresenta.
- Ao entrar na escola, a criança, por meio de suas experiências cotidianas, já conhece alguns números e letras. Estes estão relacionados ao canal de TV à idade de cada um, o número e o nome da rua de sua casa etc. que não significa, no entanto, já tenham construído os conceitos.
- Entendemos que a construção envolve o desenvolvimento prévio de processos cognitivos, que poderão ser trabalhados com atividades de classificação e seriação, noções de grandeza, posição, direção e sentido, tempo, capacidade, massa, quantidade, correspondência biunívoca, conservação de quantidade, inclusão hierárquica, sequência, contagem ...
- É no início da escolaridade que os estudantes aprendem que medir significa comparar grandezas. Quando esse conteúdo é bem trabalhado, o rendimento no Ensino Fundamental melhora - afinal, a medição está diretamente ligada não só à geometria e à estatística mas também a outras disciplinas.
- Pensando neste processo segue algumas dicas de conteúdos alguns pré-acadêmicos importantes para o inicio esse período:
- Alto /Baixo
- Classificação
- Curto/comprido
- Conservação de quantidade
- Correspondência biunívoca
- Dentro/fora
- Em cima/embaixo
- Grande/pequeno
- Grosso/fino
- Inclusão Hierárquica
- Largo/estreito
- Muito/pouco
- Abraços inclusivos,
- Diane Marli