- A proposta de atividade que segue tem como objetivo trabalhar a Amplitude Articular do ombro e do cotovelo, além de força muscular e outros aspectos funcionais envolvidos.
- Você vai precisar de:
- Cilindros para encaixe, como latinhas de refrigerante vazias, ou qualquer outro formato (blocos lógicos ou outros objetos, considerando sempre o tamanho e o peso de acordo com o que se quer trabalhar )
- Uma cestinha simples, como as usadas para guardar prendedores de roupa.
- Uma tábua de encaixe, cuja visão frontal é mais ou menos assim. Você pode confeccioná-la em madeira ou até papelão, acrescentando os orifícios de acordo com as formas que serão encaixadas.
- Sentado de maneira correta e confortável, de frente para a tábua de encaixe. A cesta contendo os cilindros/formas fica fixada atrás, na altura adequada para que ele alcance sem precisar se virar, trabalhando a articulação do ombro.
- O próximo passo é encaixar o cilindro no orifício correto, desenvolvendo a Amplitude Articular do cotovelo.
- Tal atividade, além dos componentes já citados, também estimula as áreas: sensorial (cinestesia), cognitiva (planejamento, atenção, concentração, associação) e perceptiva (coordenação unilateral, viso-motora, figura-fundo, relação espacial).
fonte Reabilitando com Terapia Ocupacional