O ABLLS - R (Avaliação de Habilidades de Linguagem e Aprendizagem Básica – Revisada - Partington, 2013) é uma avaliação, uma guia curricular e um sistema de acompanhamento de habilidades para crianças com autismo ou outras deficiências de desenvolvimento, desenvolvida por Partingnton e sua equipe. A primeira edição foi feita em 2008 e tendo uma segunda versão lançada em 2013 revisada e atualizada em uma publicação em série da Behavior Anlysts. Inc. A qual tem auxiliado muitos profissionais, pais e educadores no processo de identificação do repertório que deve ser o foco da intervenção para modicação comportamental.
Ele fornece também um sistema de rastreamento de habilidades, que permite o registro e o monitoramento das habilidades que serão o foco das intervenções, tornando fácil seu acompanhamento visual por meio desse rastreio, visulado apontando pelo preenchimento de colunas de fácil identificação. Embora a ablls- R aponte as prioridades educacionais, ela não inclui um método para determinar as prioridades que deveriam ser dirigidas para uma criança em particular, a seleção das tarefas de aprendizado deve ser cuidadosamente considerada quando elaboramos programas de ensino, a partir das análise de tarefas de cada comportamento – alvo avaliado.
A ABLLS-R apresenta 2 livros, um Protocolo (livro para o registro dos pontos de cada criança) e um Guia (livro com instruções de pontuação e desenvolvimento do plano de Ensino Individualizado - PEI), que fornecem uma listas de habilidades atuais do avaliando e ainda apresenta um rastreamento do progresso ao longo do tempo entre as avalições. No Guia temos os comportamentos alvo a serem alcançados, os quais são fornecidos por meio das colunas indexadas, a primeira coluna lista a atividade, a segunda a nota, a terceira o nome da atividade, a quarta o objetivo da atividade, a quinta a pergunta, a sexta a coluna de exemplos e a última o critério para pontuação.
A sua aplicação é feita através da observação e testes diretos com o avaliando, cada um dos 25 domínios consiste de 6 a 52 descritores de habilidades e os avaliandos são classificados em uma escala de 0 a 4 para determinar se cada habilidade avaliada é uma parte ausente, emergente ou dominada em seu repertório. A recomendação dos autores é que a coleta de dados seja feita anualmente, porém para alunos mais rápidos é sugerido uma atualização dos dados a cada 4 a 6 meses, muitos autores como Cooper et al (1987) indicam que a coleta de dados direta e contínua melhora a detecção de características importanets de um comportamento, o que ajudará a monitorar a mudança de comportamento com maior frequencia, o que nos aponta para um constante monitoramento do protocolo.
Uma das caraterísticas mais especiais do Ablls- r é que ele dá especial atenção para as Operações Motivacionais da crianças, sua capacidade para habilidades gerais e sua tendência para usar essas habilidades. O ABLLS- R dá ênfase na análise comportametal da linguagem, baseando-se na obra de Skinner (1957) “Comportamento Verbal”, a partir da análise funcional do comportamento verbal e na generalização desse repertório, avaliando o uso dessa habilidade sem a mediação do outro. Esse protocolo não foi projetado para fornecer modelos de idade, nem para comparar as habilidades de uma criança com um grupo, foi projetado para identificar por onde começar uma intervenção de linguagem e quais potenciais objetivos de linguagem poder ser mais indicados para o programa educacional do avaliando.