- Olá colegas,
- O ABLLS-S é a sigla em inglês para Avaliação de Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem. É um instrumento de avaliação, serve como guia curricular ao elencar habilidades básicas de comunicação e de aprendizagem. No total, são 544 habilidades que se dividem entre 25 áreas, como interação social, auto ajuda e habilidades motoras, por exemplo. Todas elas são esperadas para crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico.
- A versão original foi lançada pela primeira vez em 1998 pela Behavior Analysts, Inc. e foi desenvolvida por James W. Partington, Ph.D., BCBA-D e Mark L. Sundberg, Ph.D, BCBA-D.
- Foi revisado em 2006 por Partington. A versão revisada incorpora muitos novos itens de tarefas e fornece uma sequência mais específica na ordem de desenvolvimento dos itens nas várias áreas de habilidade. Mudanças significativas foram feitas na versão revisada da seção de imitação vocal com a contribuição de Denise Senick-Pirri, SLP-CCC. Melhorias adicionais foram feitas para incorporar itens associados a habilidades de interação social, imitação motora e outras habilidades de atenção conjunta, e para garantir o uso fluente de habilidades estabelecidas.
-
A Avaliação de Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem-Revisada ABLLS-R é uma ferramenta essencial para organização de programas de ensino individualizado para crianças com TEA e outros atrasos no desenvolvimento, pois possibilita um minucioso rastreio de habilidades básicas.
-
A Avaliação da Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem Revisada (ABLLS-R), o qual é um protocolo de avaliação de indivíduos com atraso no desenvolvimento que rastreia e monitora a aquisição de 544 habilidades básicas e verbais, divididas em 25 áreas de prioridades educacionais, incluindo imitação, habilidades motoras, de falante e de ouvinte, acadêmicas, autoajuda, interação social, entre outras 6. O ABLLS-R é composto por uma série de habilidades que estão divididas em dois documentos. O protocolo que engloba as habilidades básicas: de recreio e tempo livre, de interação social, de instrução grupal, de rotinas da aula e de respostas generalizadas. Os resultados da avaliação, a partir deste instrumento, permitem que os pais e os profissionais identifiquem os obstáculos que impedem a criança de adquirir novas habilidades e possibilitam o desenvolvimento de um currículo abrangente, altamente personalizado e baseado na linguagem. Esse documento se trata de um instrumento completo, com escalas adaptadas às necessidades de estudantes que apresentam alterações na aquisição de habilidades essenciais para o desenvolvimento de outras como a leitura e a escrita, além de prepará-los para as sociais. Portanto, avaliando estas crianças, é possível se traçar um Plano Educacional Individualizado (PEI), com vistas a se alcançar os melhores resultados possíveis. O PEI apresenta como finalidade facilitar o desenvolvimento de métodos pedagógicos que sejam semelhantes às necessidades individuais do estudante. Assim, o plano considera as dificuldades individuais dos sujeitos, fornecendo metas de acordo com suas peculiaridades
-
Em resumo. O ABLLS-R avalia o repertório de crianças com autismo ou outros atrasos no desenvolvimento; Mostra o repertório atual do estudante; Ajuda a identificar habilidades de linguagem e outros campos que necessitam desenvolver para que as crianças consigam aprender a partir de suas experiências cotidianas; Serve para rastrear o desenvolvimento progressivo;
-
fonte - ABLLS-R -, JAMES W. PARTINGTON, PH.D., BCBA-D E MARK L. SUNDBERG, PH.D, 2006. ABLLS-R - Avaliação de Linguagem Básica. Francidalma Carvalho Filha,Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
- Abraços Inclusivos!